Maior parte das cédulas de dólar e de real apresenta rastros de cocaína

Pesquisa testou presença da droga em notas que circulam em 5 países

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O dólar, a moeda mais forte do mundo, seria reprovada em qualquer teste antidoping. O real também. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Massachusetts resolveu testar as cédulas das moedas locais de mais de 30 cidades em cinco países: Estados Unidos, Canadá, Brasil. China e Japão.

O resultado encontrado foi alarmante: rastros de cocaína em níveis que chegam a 95% das amostras. As cédulas ficam com restos de cocaína quando são usadas como “canudo” para inalar a droga ou mesmo quando notas limpas são guardadas com outras contaminadas. A pesquisa, apresentada ontem durante o 238º Encontro Nacional da Sociedade Americana de Química, em Washington, aponta níveis médios de 90% de contaminação no dólar americano e 85% no dólar canadense.

No Brasil, a avaliação de dez notas concluiu que 80% delas tinham traços de cocaína. Nas cédulas que circulam pela capital americana, a presença de cocaína é a maior do país: 95%. O número representa um aumento de 20% em relação a 2007, e supera o de outras grandes cidades americanas como Boston, Baltimore e Detroit, onde a média de notas contaminadas com a droga foi de 90%.

As cédulas ficam com restos de cocaína quando são usadas como “canudo” para inalar a droga Entre os países com as moedas mais “sóbrias” estão a China e o Japão. Em 12% das amostras de cédulas de Yuan, chinês, e 20% do Iene, japonês, foram encontrados rastros de cocaína.

O principal autor da pesquisa ,Yuegang Zuo, disse que, de maneira geral, aumentou o número de cédulas com traços da droga. “Não sabemos com certeza por que houve esse aparente aumento, mas ele pode estar relacionado à atual crise econômica mundial, que fez com que mais pessoas estressadas recorressem à cocaína”, afirmou. Nos Estados Unidos, as notas mais limpas vieram de Salt Lake City, no Estado do Utah, onde a maioria da população é formada por mórmons.

De acordo com Zuo, cada nota analisada continha entre 0,006 microgramas e 1,240 microgramas de cocaína (o equivalente a entre menos do que um grão de areia e 50 grãos de areia, respectivamente). Segundo o cientista, a quantidade é tão pequena que as pessoas não devem enfrentar problemas legais ou de saúde se manusearem essas cédulas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES