Maior sucuri do mundo é descoberta na Amazônia, com 8 metros e 200 quilos

A nova espécie foi batizada com o nome latino Eunectes akayima, a “anaconda verde do norte”

Maior sucuri do mundo é descoberta na Amazônia, com 8 metros e 200 quilos | Imagem: Reprodução/Instagram
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na região norte da América do Sul, na Amazônia, cientistas anunciaram a descoberta da maior cobra já registrada: uma nova espécie de sucuri, medindo quase oito metros de comprimento e pesando cerca de 200 quilos. Esta nova variante da sucuri-verde, também conhecida como anaconda verde, foi revelada pelo apresentador de TV Professor Freek Vonk, durante uma nova série documental sobre a vida selvagem, na qual ele estava acompanhado por um grupo de especialistas. Descrita como tão grossa quanto um pneu de carro e com uma cabeça do tamanho de um ser humano, esta cobra impressionante deixou os pesquisadores maravilhados com sua imponência. 

"Ela é como um monstro, parece um ser mitológico", afirmou o professor, que também é cientista. Até ao momento, apenas uma espécie de sucuri-verde havia sido reconhecida na Amazônia, e seu tamanho chegava a, no máximo, sete metros de comprimento. Vonk fez um post revelando a novidade em seu perfil no Instagram, na segunda-feira (19). A espécie foi apresentada em um estudo publicado na sexta-feira (16) na revista científica Diversity.

"Descobrimos que a maior espécie de cobra do mundo, a anaconda verde -como todos a conhecemos pelos filmes e por todas as histórias sobre cobras gigantes- corresponde, na verdade, a duas espécies diferentes", disse Freek Vonk, apresentador e cientista.

Segundo o professor, renomado por seus programas de TV sobre vida selvagem, as anacondas-verdes que habitam regiões ao norte de sua distribuição na América do Sul parecem pertencer a uma espécie totalmente distinta. Isso significa que a população de anacondas-verdes no norte da bacia do Orinoco (Equador, Colômbia, Venezuela, Trinidad, Guiana, Suriname) constitui uma espécie separada, claramente diferente daquelas encontradas ao sul (Peru, Colômbia, Bolívia e Brasil). Somente na Guiana Francesa parece haver coexistência entre as duas espécies. No entanto, a localização específica da cobra gigante mencionada no estudo não foi detalhada.

Embora pareçam quase idênticas à primeira vista, a diferença genética entre as sucuris do norte e as do sul é de 5,5%, o que é muito significativo. Como exemplo, ele cita que humanos e chimpanzés possuem uma diferença genética de 2%. Os pesquisadores coletaram amostras de sangue e tecido de sucuris verdes no Equador, Venezuela e Brasil, em um processo documentado exclusivamente pela NatGeo (National Geographic para sua próxima série da Disney+, Pole to Pole With Will Smith, explicou Bryan Fry , explorador da NatGeo, biólogo da Universidade de Queensland, na Austrália, e coautor do novo estudo.

A nova espécie foi batizada com o nome latino Eunectes akayima, a "anaconda verde do norte". A palavra "akayima" vem de diversas línguas indígenas do norte da América do Sul e significa "grande cobra". Apesar de recém-descoberta, a nova espécie já está sob ameaça. "A região amazônica está sob forte pressão devido às mudanças climáticas e ao desmatamento contínuo. Mais de um quinto da Amazônia já desapareceu, o que representa mais de 30 vezes a área dos Países Baixos. A sobrevivência destas cobras gigantes está intimamente ligada à proteção do seu habitat natural", apontou Vonk.

(Com informações da FolhaPress/UOL)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES