Maiores de 70 anos podem se casar sem separação de bens, decide STF

O caso que originou essa decisão envolveu o recurso de uma mulher de 72 anos que buscava participar da partilha de bens de seu falecido companheiro.

Ministro Luís Roberto Barroso foi o relator | Valter Campanato/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Supremo Tribunal Federal (STF) anunciou, de forma unânime, nesta quinta-feira (1º), uma decisão que isenta a obrigatoriedade do regime de separação de bens em casamentos e uniões estáveis de pessoas com mais de 70 anos. A deliberação estipula que, contanto que as partes concordem de forma unânime, é possível adotar outro regime e registrar a escolha em cartório.

O caso que originou essa decisão envolveu o recurso de uma mulher que buscava participar da partilha de bens de seu falecido companheiro. A união estável foi formalizada quando ambos tinham 72 anos. A decisão de primeira instância, emitida pela Justiça de São Paulo, validou a divisão da herança, mas instâncias superiores anularam esse entendimento.

O cerne da discussão no STF foi a constitucionalidade do artigo 1.641 do Código Civil, dispositivo que impunha a adoção do regime de separação de bens para aqueles com mais de 70 anos. A relevância dessa decisão é ampla, pois possui repercussão geral, o que significa que será aplicada a todos os casos semelhantes que estejam em tramitação no Judiciário.

“Nos casamentos e uniões estáveis envolvendo pessoa maior de 70 anos, o regime de separação de bens previsto no artigo 1.641, II, do Código Civil pode ser afastado por expressa manifestação de vontade das partes por escritura pública”, afirmou o relator do processo, Luís Roberto Barrosoque foi acompanhado pelos demais ministros.

Esse foi o primeiro julgamento do Supremo Tribunal Federal neste ano, marcando o início do ano judiciário de 2024. A abertura oficial ocorreu no início da tarde, com a presença de diversas autoridades, incluindo os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco.

Quanto ao julgamento sobre a revisão da vida toda de aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), originalmente previsto para esta quinta-feira, foi adiado para a próxima semana. Os ministros irão deliberar sobre possíveis alterações na decisão anterior da Corte, que, em 2022, reconheceu a revisão da vida toda, permitindo que aposentados que entraram com ações judiciais possam solicitar o recálculo do benefício considerando todas as contribuições ao longo de suas vidas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES