Maioria dos brasileiros apoia educação sexual nas escolas, diz pesquisa

Pesquisa também aponta que 71% defendem que assuntos políticos sejam tratados em sala de aula

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na contramão do que movimentos conservadores defendem com projetos como o Escola sem Partido, a maioria dos brasileiros apoia que temas como sexualidade e assuntos políticos sejam debatidos nas escolas do País.

Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (7), 54% dos brasileiros concordam que educação sexual deve ser debatida em sala de aula, enquanto 44% discordam e 1% não opinou sobre o tema.

A tendência de apoio é maior entre as mulheres, com 56% delas defendendo o debate sobre educação sexual na escola contra 52% dos homens. Considerando a margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos, contudo, os grupos têm posição equivalente.

A pesquisa ouviu 2.077 pessoas em 130 municípios entre os dias 18 e 19 de dezembro de 2018.

Apesar de ter a aceitação da maioria, quando se tratam dos "extremos", há um equilíbrio: enquanto 35% das pessoas concordam totalmente que o tema seja debatido nas escolas, os que desaprovam totalmente também somam 35%. A oposição total ao tema só é superior em dois grupos: os que dizem ter votado no presidente eleito Jair Bolsonaro (54%) e entre os evangélicos (53%).

Bolsonaro, que é apoiador do movimento Escola sem Partido já afirmou que "quem ensina sexo para a criança é o papai e a mamãe".

Segundo a pesquisa, cerca de 71% dos entrevistados também apoiam a presença de assuntos políticos nas escolas, enquanto 28% discordam - sendo que 54% do total de entrevistados apoiam totalmente que o tema seja debatido.

O Datafolha ainda mostra que o apoio a esse tema é maior de acordo com a escolaridade dos entrevistados. Entre os que tem ensino superior, 83% concordam com a afirmação de que o tema deve estar presente nas escolas. Já entre os 28% que se opõem, 20% dizem discordar totalmente e 8% discordam parcialmente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES