Maioria dos brasileiros é contra comemorar o golpe militar

Levantamento é do Instituto Datafolha

Bolsonaro comemorou o golpe militar | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os brasileiros são contra a comemoração do dia do início da ditadura militar no Brasil. Segundo pesquisa do Instituto Datafolha, 57% acredita que o fato deve ser "desprezado", enquanto que 36% acredita que merece celebração. 7% não souberam ou opinaram sobre o caso. A data do golpe de 1964 é o dia 31 de março, fato incentivado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Participaram da pesquisa 2.086 pessoas de 130 municípios entre terça (2) e quarta-feira (3). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança (que é a chance de a pesquisa retratar a realidade) é de 95%.

Bolsonaro em ato pelo Golpe Militar. Crédito: divulgação.

O assunto se tornou polêmico no último dia 25 de março, quando o porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros, declarou que Bolsonaro havia determinado ao Ministério da Defesa "comemorações devidas" à data em quartéis.

O presidente chegou a afirmar que, na verdade, a ideia era rememorar, e não comemorar o golpe de 1964. Ainda assim, essa foi a primeira vez que tal orientação foi feita desde a criação da pasta, o que levou a Defensoria Pública da União a tentar impedi-la na Justiça.

O desprezo à data do golpe tem maior apoio entre os mais jovens, mais escolarizados e mais ricos da população. Entre as pessoas de 16 a 24 anos, 64% são contrários à comemoração da data. A porcentagem chega a 67% entre quem tem ensino superior e a 72% entre os de renda familiar mensal superior a dez salários mínimos.

Ainda segundo o Datafolha, foram favoráveis à celebração do golpe 42% das pessoas com mais de 60 anos, 43% dos que têm ensino fundamental e 39% dos que têm renda mensal familiar de até dois salários mínimos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES