Mais da metade da população brasileira têm excesso de peso, diz estudo

Foram entrevistadas para pesquisa 9 mil pessoas maiores de 18 anos em capitais e cidades do interior de todas as regiões do Brasil.

Brasil tem mais da metade da população acima do peso | Wilson Dias/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com a organização global de saúde pública Vital Strategies trouxe um alerta preocupante: atualmente, 56,8% dos brasileiros estão com excesso de peso. Esse percentual engloba tanto pessoas com sobrepeso quanto obesidade, com um índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 25. Os resultados mostram uma realidade alarmante em relação à saúde da população.

O estudo, denominado Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempos de Pandemia (Covitel), entrevistou 9 mil brasileiros maiores de 18 anos, em capitais e cidades do interior de todas as regiões do Brasil, entre janeiro e abril de 2023, por meio de telefonemas para números fixos e celulares.

Os dados revelam que a situação do excesso de peso é ainda mais preocupante em certos grupos. Na faixa etária de 45 a 54 anos, a taxa chega a 68,5%, enquanto entre os jovens de 18 a 24 anos é de 40,3%. Esses números indicam que os mais jovens não estão imunes a esse problema, que vem afetando cada vez mais pessoas de diferentes idades.

Além disso, o estudo também trouxe informações sobre o diagnóstico de diabetes e hipertensão arterial na população brasileira. Cerca de 10,3% dos entrevistados relataram ter recebido um diagnóstico médico de diabetes, sendo que os grupos mais afetados são as pessoas com 65 anos ou mais (26,2%) e aquelas com até oito anos de escolaridade (15,7%). Já em relação à hipertensão arterial, 26,6% dos brasileiros relataram ter recebido esse diagnóstico, com maior prevalência entre as mulheres (30,8%), os idosos com mais de 65 anos (62,5%) e aqueles com até oito anos de escolaridade (38%). Os números caem para menos da metade (15,6%) entre os mais escolarizados.

A alimentação também foi abordada no estudo. Menos da metade da população brasileira (45,5%) consome verduras e legumes pelo menos cinco vezes por semana. Embora tenha havido um aumento no consumo após uma queda durante a pandemia (aumento de 15,2% entre 2022 e 2023), os números ainda são considerados baixos. O consumo adequado desses alimentos é mais comum entre as pessoas com 65 anos ou mais, com 45,5% seguindo a recomendação semanal.

As diferenças no consumo de verduras e legumes também foram observadas de acordo com o sexo e a escolaridade. As mulheres consomem mais legumes e verduras do que os homens, com 51,5% e 39,1%, respectivamente. Além disso, 57,5% das pessoas com maior escolaridade (12 anos ou mais de estudo) incluem esses alimentos em sua dieta na maioria dos dias da semana, em comparação com 40,9% dos menos escolarizados (zero a oito anos de estudo). As disparidades são evidenes enre a região Norte, com 36,4%, por exemplo, a região Sul, com 52,6%.

Ingestão de frutas

O consumo de frutas traz cenário similar, pois 41,8% dos brasileiros inlcuem frutas na dieta cinco vezes por semana e as pessoas com 65 anos ou mais são as que mais consomem com a frequência adequada (62,8%). Outro fato relevante é que as mulheres comem mais frutas que homens: 49,6% contra 33,4%. Entre brancos, 47,3% têm o hábito, mais do que entre pretos e pardos (37,9%). A ingestão regular de frutas é presente em 48,2% da população mais escolarizada e para 39,3% dos menos escolarizados.

Com relação a atividade física, somente 31,5% dos brasileiros praticam pelo menos 150 minutos de atividade física moderada ou vigorosa por semana. 34,8% dos homens são fisicamente ativos, contra 28,3% das mulheres. 48,3% das pessoas com maior escolaridade são fisicamente ativas. (Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES