Mais de 1 milhão de maços de cigarro foram apreendidos em 2019

Em 2018, a Receita Federal apreendeu 10 veículos e 2 milhões de maços de cigarros; já em 2019, foram apreendidos, até o mês de julho, 6 veículos e 1.150.000 maços de cigarro.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O contrabando de cigarros é  exemplo notório de uma prática criminosa globalizada que prejudica a economia e a saúde da população. Um recente estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO) mostra a situação do Brasil: o contrabando representou 54% da venda de cigarros em todo o país. A Receita Federal, apoiada com a Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal, através dos setores de inteligência, tem passado mais informações sobre apreensão de produtos e revela que houve um aumento no número de apreensões desse tipo. 

Em 2018, a Receita Federal apreendeu 10 veículos e 2 milhões de maços de cigarros; já em 2019, foram    apreendidos, até o mês de julho, 6 veículos e 1.150.000 maços de cigarro. 

"É um valor muito grande, tendo em vista que nós tivemos uma diminuição do número de operações devido ao corte de verbas feito desde o início do ano pelo novo governo", disse Carlos Eduardo, auditor fiscal da Receita Federal do Piauí.

Crédito: José Alves Filho

O Brasil faz parte do protocolo para eliminar o comércio ilícito de produtos de tabaco. Além disso, outras ações geram uma tributação alta de cigarros para desincentivar o consumo por uma questão de saúde pública. No entanto, no final de 2017 e início de 2018, entre os jovens em torno dos 18 anos, esse consumo voltou a aumentar.

"Isso é preocupante, porque é uma geração que não viu as pessoas morrerem por causa do cigarro, nem parentes próximos debilitados por conta de câncer de pulmão ou de problemas decorrentes respiratórios. O combate ao contrabando de cigarros é um fator extremamente importante, não só do ponto de vista arrecadatório, mas também de saúde", explica o auditor.

Hoje, a média de tributos federais de arrecadação de cigarro gira em torno de R$ 6,8 bilhões ao ano. Se todo esse valor fosse somado, os tributos estaduais, no caso de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), ele chega na faixa de 10 bilhões ao ano, conforme explicou Carlos Eduardo Leite.

"Se você pensar que no legal também corresponde ao ilegal, já que o consumo é meio a meio, temos uma perda de arrecadação de 10 bilhões de reais ao ano", informou.

Mas o maior interesse não é somente esse. "Os cigarros importados, eles não têm uma qualidade mínima e um controle mínimo. Ele é feito com produtos cancerígenos, sem nenhum  tipo de cuidado”, disse Carlos Eduardo Leite.

O auditor relatou que o esforço para apreender mais mercadorias ilegais é redobrado, mesmo com  diminuição dos recursos destinados aos órgãos que atuam contra crimes de contrabando. Com relação aos produtos apreendidos, ele revela o destino. “Esses cigarros são todos destruídos. Os veículos, normalmente,       são doados a outros  órgãos, como para polícia, universidades ou para outras funções sociais”, disse. A fiscalização não é só feita no enquadramento propriamente dito do contrabando, mas também no descaminho. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES