Mais de 100 piauienses já foram multados por não usar farol

Agentes da PRF fizeram autuação e não monitoramento de câmeras

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Rodoviária do Piauí (PRF-PI) já realizou 101 autuações pelo não uso do farol baixo em vias especificadas pela nova lei, como trechos de rodovias federais e estaduais, inclusive quando estas estão na zona urbana. As autuações foram feitas por agentes da PRF, e não por monitoramento de câmeras.

Em Teresina, dentro da cidade, a lei deve ser aplicada nas Avenidas João XXIII, Presidente Kennedy, Presidente Getúlio Vargas, Henry Wall Ferraz e Deputado Paulo Ferraz. O farol baixo corresponde ao segundo giro do botão de acionamento dos faróis, e corresponde ao que as pessoas chamam de “farol normal”, e que normalmente era aplicado apenas em túneis em que a visão é prejudicada e durante a noite.

O descumprimento da nova legislação, aplicável a partir da Lei 13.290/2016, é considerado infração média, com multa de R$ 85,13 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Vale ressaltar que a partir de novembro o valor da multa será reajustado para R$ 130,16. O farol de neblina não será considerado.

Com uma média de 25 autuações por dia, o Inspetor Fabrício Loyola afirma que as ocorrências acontecem, na maioria das vezes, em Teresina. Mas o número vale para todo o Piauí. “Estamos fazendo autuações por toda a parte, fica difícil fazer um filtro de aonde há mais casos”, ressalta o agente da PRF.

Ao todo, já foram aplicadas mais de 12 mil multas por esta penalidade em todo o Brasil. Por ser uma lei nova, é importante que as pessoas sejam orientadas. Avisar familiares e amigos sobre a importância do uso do faro baixo é fundamental para que a legislação seja cumprida de forma satisfatória, e que, aumentando a visibilidade dos veículos, acidentes possam ser evitados.

Repórter: lucrécio Arrais



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES