Mais de 20 funcionários da Câmara dos Deputados morreram por Covid-19

Após o início da pandemia, os servidores da Casa foram submetidos ao regime de teletrabalho ou revezamento. A maioria dos eventos presenciais também foi suspenso, mas houve retomada parcial das atividades no mês passado

camara | Camara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um levantamento obtido pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis) aponta que a Câmara dos Deputados contabilizou 21 mortes de secretários parlamentares por Covid-19, do início da pandemia até o dia 1º de março de 2021.

Os dados foram obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI). Segundo o levantamento, 19 servidores aposentados da Casa também faleceram pela doença. Entre março de 2020 e 22 de fevereiro deste ano, 482 funcionários foram infectados pelo novo coronavírus.

Sessão na Câmara (Foto: reprodução)

Questionada sobre os dados pelo G1, a Câmara dos Deputados não havia se manifestado até a última atualização desta reportagem.

Após o início da pandemia, os servidores da Casa foram submetidos ao regime de teletrabalho ou revezamento. A maioria dos eventos presenciais também foi suspenso, mas houve retomada parcial das atividades no mês passado.

De acordo com o levantamento, janeiro de 2021 foi o mês com o maior número de óbitos de secretários parlamentares pela Covid-19. Foram oito. O único mês a não registrar mortes foi agosto. Não foram divulgadas informações sobre outubro.

Casos

Já com relação ao número de servidores infectados, o levantamento traz informações de março de 2020 a 22 de fevereiro de 2021. Segundo os dados, o mês com maior número de registros foi agosto do ano passado, com 99 casos.

Quando se somam os deputados, o número é ainda maior. Um levantamento divulgado pela própria assessoria de imprensa da Câmara, na semana passada, aponta 105 casos de infecção em fevereiro, entre funcionários e parlamentares. Já em janeiro, foram 58.

À época, a Câmara disse que "os números referem-se a atestados apresentados ao Departamento Médico, consultas em teleatendimento e autodeclaração fornecida na página da Câmara" e que "não é possível afirmar se as contaminações ocorreram dentro ou fora da Casa".

Trabalho remoto

Em 23 de março de 2020, após a confirmação dos primeiros casos de Covid-19 na capital, uma portaria da Mesa Diretora da Câmara determinou o trabalho remoto ou revezamento de equipes para os funcionários da Casa. Segundo a norma, deveria permanecer nas atividades presenciais "o quantitativo mínimo presencial necessário à manutenção dos serviços essenciais".

"No caso da imperiosa necessidade de atividade presencial, os titulares das unidades administrativas e legislativas deverão encaminhar à Diretoria-Geral a relação dos órgãos e da quantidade de servidores e colaboradores necessários à manutenção dos serviços essenciais", dizia o texto.

Dias antes, já havia sido restrita a entrada de visitantes na sede da Casa. A Mesa Diretora também determinou a suspensão de eventos coletivos no local.

Retomada e aglomerações

Em fevereiro deste ano, a Câmara publicou um protocolo para retomada gradativa das atividades presenciais. O plano previa distanciamento de 1,5 metro entre os funcionários, uso de máscaras e revezamento de equipes. Servidores no grupo de risco deveriam continuar em trabalho remoto.

No mesmo mês, a Casa já havia retomado o funcionamento das comissões – paradas há quase um ano – com votações mistas (presenciais e remotas). Também foram permitidas sessões semipresenciais em plenário, assim como a entrada de visitantes.

Após vencer eleição na Câmara, Arthur Lira faz festa com aglomeração e sem máscara

A medida causou reação dos trabalhadores. O Sindilegis chegou a entrar na Justiça para impedir a retomada. A má recepção da notícia foi causada principalmente após cenas de aglomerações de visitantes no local.

No dia 9 de fevereiro, dezenas de pessoas se aglomeraram na entrada do Anexo IV. A situação se repetiu duas semanas depois. À época, a Câmara disse que as filas foram causadas por uma "demanda excepcional e não prevista".

"Não têm, portanto, relação com o retorno gradual do trabalho presencial dos funcionários e servidores da Casa, que possuem identificações funcionais específicas e não precisam passar por controles de acesso", disse a Casa, em nota.

Suspensão

No entanto, com o agravamento da pandemia e as medidas de restrição impostas pelo governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), o retorno gradativo dos funcionários foi suspenso. A entrada de visitantes também foi vedada.

No entanto, a Mesa Diretora determinou que seja "garantida a prestação dos serviços de apoio ao plenário e às comissões permanentes, temporárias e mistas". As sessões semipresenciais também foram mantidas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES