Mais de 40% dos óbitos de idosos são por acidentes de transporte

A FMS de Teresina apresentará trabalho sobre o tema. Confira!

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Analisar a morbimortalidade por causas externas em idosos permite aos serviços de saúde pública conhecer os riscos aos quais essa população está exposta. Com o objetivo de descrever os indicadores de acidentes e violência relativos aos idosos, a partir dos sistemas de vigilância do Ministério da Saúde, SIM, SINAN, VIVA Inquérito e VIGITEL, e avaliar a existência de fatores associados, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina apresentará trabalho com a temática durante o I Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba (COPISP), que será realizado na Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Reis Velloso, em Parnaíba, e acontecerá de 30 de outubro a 2 de novembro de 2015. 

O trabalho “Vigilância de Violências e Acidentes em Idosos através dos Sistemas de Informação em Saúde: Integração de Informações Processadas” será apresentado no dia 31, sábado, por Elaine Monteiro da Costa, da Gerência de Vigilância de Agravos Não Transmissíveis (GEVIDANT/FMS). “A realidade encontrada em Teresina assemelha-se a experiências descritas em outros estudos que apontam a alta prevalência de quedas e lesões no trânsito entre os idosos, sobretudo pedestres, tanto entre os eventos fatais quanto as ocorrências que resultaram em internações hospitalares”, diz Elaine.

Segundo o Sistema de Vigilância de Violência e Acidentes (VIVA Inquérito), em Teresina, no conjunto das causas externas, os acidentes de transporte foram a principal causa de óbito em idosos (40,5%) em 2014. As quedas foram o principal motivo de procura dos idosos nos serviços de urgência e emergência (44,7%). “A maioria dos idosos vitimados por causas externas são do sexo masculino (86,6%, segundo o Sistema de Informação de Mortalidade – SIM)”, explica Elaine Monteiro da Costa.

Dados do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN) indicam que, para violência, a maioria das vítimas eram mulheres (90,9%). Contudo, no SIM, a maioria dos idosos vítimas de violência eram homens (93,7%). O tipo de violência mais prevalente é a violência física, que representa 72,7% das notificações. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES