Mais de 40 trabalhadores estão presos há 10 dias em túnel de 60m na Índia

Mais de 40 pessoas estão no subterrâneo após a estrutura ceder neste mês; elas já receberam comida e água por um tubo

Mais de 40 trabalhadores estão presos há 10 dias em túnel de 60m na Índia | Foto: Reprodução/DIPR de Uttarakhand
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Autoridades locais divulgaram as primeiras imagens de dezenas de homens presos dentro de um túnel no Himalaia, enquanto a operação de resgate atinge seu décimo dia. O vídeo, registrado por uma câmera acoplada a um tubo pelos socorristas na superfície, revela os homens utilizando capacetes, permanecendo de pé em uma ampla caverna situada a aproximadamente 60 metros dentro da montanha. As informações são da CNN Brasil.

“Não se preocupe, vamos chegar rapidamente”, diz um socorrista por um alto-falante. “Mostre-nos que você está bem. Tire a câmera (do tubo) lentamente. Mostre-nos o rosto de cada um.” 

Os 41 trabalhadores que ficaram presos têm sido providos de comida, água e oxigênio por meio de um tubo desde o desabamento da entrada do túnel em 12 de novembro. Autoridades indianas têm explorado diversas estratégias para libertar os homens, incluindo a inserção de um segundo tubo de grande porte pelos destroços, possibilitando que tentem rastejar para fora. Contudo, os desafios surgem devido à instabilidade do terreno, resultando na interrupção frequente das operações de perfuração.

Em um avanço notável da operação, os socorristas alcançaram o que foi descrito como o "primeiro sucesso" na segunda-feira (20), ao inserir um tubo de 53 metros pelos destroços, permitindo a entrega de comida, água, medicamentos e oxigênio aos trabalhadores enclausurados. Um hospital improvisado foi criado na entrada do túnel para o momento que os trabalhadores saírem. 

“A confiança em manter a vida dos trabalhadores presos em segurança aumentou muito”, disse um comunicado divulgado por autoridades estaduais nesta segunda-feira. “Depois dessa boa notícia, há felicidade e entusiasmo nas frentes de resgate com os trabalhadores e suas famílias e agora há muita esperança para outras opções de resgate.”

RESGATE COMPLICADO

As autoridades estabeleceram contato com os homens imediatamente após o colapso e desde então têm se empenhado em trazê-los em segurança, contando com o apoio da polícia local, da Autoridade de Gestão de Desastres da Índia e do Fundo Estadual de Resposta a Desastres.

Inicialmente, os socorristas tentaram cavar os escombros para alcançar os trabalhadores, mas o progresso foi moroso devido à contínua queda de detritos no poço. Uma abordagem subsequente envolveu o uso de uma broca na tentativa de criar um orifício amplo o bastante para inserir um tubo, permitindo que os homens pudessem escapar. No entanto, esse esforço foi interrompido devido a um deslizamento de terra que complicou os procedimentos. Posteriormente, autoridades trouxeram uma broca de alta potência de Nova Delhi para uma nova fase de perfuração. Familiares dos trabalhadores estão acompanhando ansiosos a situação.

No entanto, na sexta-feira passada, ao iniciar os trabalhos, um "som de rachadura em larga escala" foi detectado, levando as autoridades a interromper novamente a perfuração, conforme relatado pela Reuters com base em informações locais. As autoridades afirmam estar explorando todas as opções disponíveis para resgatar os trabalhadores, incluindo a possibilidade de assistência internacional para as equipes envolvidas em resgates complexos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES