Mais de 8 mil alunos serão avaliados pela Prova Brasil

Mais de 8 mil alunos serão avaliados pela Prova Brasil

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cerca de 8.100 alunos de 77 escolas municipais de Teresina ser?o avaliados nas disciplinas de portugu?s e matem?tica, pelo Prova Brasil, exame realizado pelo Minist?rio da Educa??o e Cultura ? MEC. Os exames come?aram a ser aplicados no ?ltimo dia 05 com estudantes de 4? a 8? s?ries e seguem at? o pr?ximo dia 20.

As provas, que acontecem em todas as escolas da zona urbana, em turmas que possuam mais de 10 alunos por s?rie, s?o compostas de 22 quest?es e est?o abordando conte?dos de l?ngua portuguesa, com foco na leitura e matem?tica, baseados na grade curricular de cada s?rie. Junto ? prova, o aluno deve responder tamb?m um question?rio que coleta informa?es sobre contexto social, econ?mico e cultural.

A Prova Brasil, desenvolvida e realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An?sio Teixeira - INEP, ? realizada a cada dois anos com a proposta de avaliar a qualidade do ensino das escolas p?blicas do Pa?s. Os resultados ser?o divulgados no pr?ximo ano e auxiliar?o as institui?es de ensino a tra?arem planos e metas a serem cumpridas pelos alunos e pelas escolas, al?m de servir como base para calcular o ?ndice de Educa??o B?sica - IDEB de cada munic?pio e escola, ao lado das taxas de aprova??o nessas esferas.

Na ?ltima avalia??o Teresina se sobressaiu entre as demais capitais nordestinas, atingindo o melhor ?ndice da regi?o e o segundo lugar entre as capitais do Pa?s no desempenho do IDEB. "Existe toda uma mobiliza??o da Rede Municipal de Ensino em torno da Prova Brasil e, uma consci?ncia de que isso ? muito importante para a cidade. O exame faz parte de um plano de educa??o do Governo Federal que estipulou metas para cada escola em cada munic?pio no sentido de desenvolvimento da educa??o b?sica", explica o secret?rio municipal de Educa??o, Washington Bonfim.

Na manh? de hoje (08), os alunos da Escola Municipal Ant?nio Ferraz, localizada na zona Sudeste da capital, passaram pela avalia??o. Segundo a professora Diana Costa, na escola foram realizadas atividades envolvendo as disciplinas que fazem parte do exame, no sentido de garantir o bom desempenho dos alunos.

"Sabemos que o Prova Brasil n?o avalia somente a aprendizagem dos alunos, como tamb?m o trabalho que ? desenvolvido pelos professores e pela escola. O resultado ser? muito importante na medida em que mostrar? se os alunos est?o realmente aprendendo e se a escola est? oferecendo um ensino de qualidade", observa.

"Gostei muito da prova. J? tinha familiaridade com os conte?dos porque j? foram trabalhados em sala de aula. Espero tirar boa nota e contribuir para que o ensino das escolas municipais seja novamente reconhecido como de boa qualidade", disse Regiane de Sousa, que cursa a 4? s?rie na Escola Municipal Ant?nio Ferraz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES