Mais de 85% dos animais das zonas norte e leste são vacinados contra raiva

A raiva é uma doença viral que pode ser transmitida para humanos através de mordidas e arranhaduras de mamíferos já contaminados

Mais de 85% dos animais das zonas norte e leste são vacinados contra raiva | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina vacinou contra a raiva o total de 72.753 animais das zonas norte e leste no último sábado, 26, totalizando 86,58% de cobertura vacinal.

A próxima etapa da campanha de vacinação acontece nas zonas sul e sudeste e será sábado, dia 3 de dezembro. O gerente de Zoonoses da FMS, Paulo Marques, ressalta a importância de que todos os animais sejam imunizados. “Convidamos todos os tutores de cães e gatos das zonas Sul e Sudeste para levarem seus animais a um dos postos de vacinação no próximo sábado e garantir a dose desses animais”, alerta o gestor. 

“A vacina é gratuita e é a única forma de prevenção contra a doença, que pode ser transmitida para humanos. Ou seja: protegendo o seu animal você também se protege”, reforça o gestor. 

Mais de 85% dos animais das zonas norte e leste são vacinados contra raiva - Foto: Ascom

A raiva é uma doença viral prevenível que pode ser transmitida para humanos através de mordidas e arranhaduras de mamíferos já contaminados. A doença pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos. Paulo Marques garante a segurança da vacina, que é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES