Mais de 93% dos casos que chegam ao Procon foram resolvidos, diz órgão

Os serviços essenciais de água e energia foram os que registraram a maior taxa de reclamação, seguido de produtos e serviços privados

Mais de 93% dos casos que chegam ao Procon foram resolvidos, diz órgão | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Teresina registrou, no ano de 2021, o total de 1.610 atendimentos. Desse total, foram realizadas 1.400 audiências de conciliação, com a resolutividade de 93,5% dos casos. As ações evitam um maior congestionamento de processos no Poder Judiciário, além da celeridade na resolução dos conflitos.

Os serviços essenciais de água e energia foram os que registraram a maior taxa de reclamação, seguido de produtos e serviços privados. Quanto aos serviços de telefonia, que aparecia junto com os serviços de água e energia, houve uma queda em relação ao ano de 2020, agora ocupa a terceira posição junto com os assuntos ligados às instituições financeiras.

“Os números mostram a eficiência do Procon Teresina em resolver as demandas que chegam ao local. Mostram também que o órgão tem se tornado uma referência para os munícipes buscarem seus direitos, buscarem um local para reclamar quando se sentirem lesados”, esclarece a coordenadora do Procon, Nara Cronemberger.

A coordenadora do Procon chama atenção ainda para o crescimento de registros de golpes virtuais, os quais demandam a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Alta Tecnologia.

“Nesses casos de crime de fraude, a nossa orientação é que as pessoas procurem primeiramente as delegacias. Nesse âmbito, o Procon realiza também ações educativas orientando os consumidores a não caírem nesses tipos de golpes”, pontua a coordenadora.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), Marcelo Eulálio, pasta a qual o Procon Teresina é vinculado, explica que a capital piauiense tem sua marca voltada para os negócios e serviços e precisa de uma cultura forte na defesa da relação de consumo.

“É por isso que é importante a atuação desse órgão em Teresina. Nossa cidade é voltada para negócios e para que os negócios sigam se desenvolvendo de maneira saudável, é importante ter segurança tanto para o consumidor, quanto para o fornecedor”, esclarece.

Denúncias e reclamações

O consumidor que desejar fazer alguma reclamação ou denúncia pode formalizá-las junto ao Procon Municipal por meio do telefone: 3216-3041 ou através do email: proconteresina@gmail.com. Caso necessário, por esses meios também é possível agendar o atendimento presencial no órgão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES