Mais de mil se unem contra a dengue no Piauí

Participantes realizaram um dia de ação voluntária na Praça dos Correios do Dirceu Arcoverde II

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais de mil participantes do Projeto Juventude Cidad? realizaram um dia de a??o volunt?ria na Pra?a dos Correios, do Bairro Dirceu II, local de maior concentra??o de jovens do projeto. O evento teve uma vasta programa??o com apresenta?es art?sticas, e teve como foco o combate ? dengue.

Al?m dos servi?os m?dicos prestados por volunt?rios da sa?de, com o exame de medi??o de press?o, e a visita de vistoria ?s casas do bairro para identifica??o de poss?veis focos do mosquito da dengue, houve uma celebra??o onde foram lembradas as v?timas fatais da doen?a em Teresina. O evento teve um cunho educativo, com a entrega de panfletos de informa??o sobre os cuidados a serem tomados para evitar a prolifera??o do mosquito causador da dengue. Houve tamb?m a apresenta??o de uma pe?a de teatro mostrando a realidade das fam?lias vitimas da doen?a e a montagem de um cemit?rio simb?lico representando o luto ?s v?timas fatais.

Apesar do tom de luto nos protestos contra a doen?a, o destaque do dia foi o entusiasmo e a disposi??o dos jovens para a presta??o dos servi?os volunt?rios ? comunidade do bairro. Wadison Correia Sousa, de 21 anos, ? um dos 5.000 jovens beneficiados pelo Juventude Cidad? em todo o Piau?. Ele participa do curso de contabilidade e conta que o projeto est? ajudando-o muito na qualifica??o profissional e que as expectativas para o mercado de trabalho, agora, s?o positivas. ?Al?m de enriquecer meu curr?culo, para me tornar dispon?vel para o mercado de trabalho, o projeto proporciona um maior aprendizado com os servi?os volunt?rios, porque somos auxiliares no repasse da informa??o e da educa??o para o combate ? dengue? afirma Wadison Correia.

Maria de F?tima Veloso Gomes, coordenadora de 17 cursos do projeto realizados no Dirceu, afirma que o projeto proporciona in?meros benef?cios. ?Sem d?vida nenhuma, essa ? uma das brilhantes iniciativas do projeto feitas com os jovens, porque trouxe in?meros benef?cios, resgatou jovens que estavam fora da escola, levantou a auto-estima de muitos. E n?s estamos partindo desse senso de cidadania se baseando nos direitos humanos, para ter ?xito no futuro profissional dos jovens passando pela forma??o cidad?, pois achamos que tudo come?a pela educa??o?, acrescenta Maria de F?tima.

A a??o volunt?ria tamb?m est? sendo organizada nos demais 19 munic?pios que participam do projeto no Piau?, s?o eles: Uni?o, Regenera??o, Parna?ba, Lu?s Correia, Piripiri, Pedro II, Esperantina, Campo Maior, Castelo do Piau?, Picos, Paulistana, Fronteiras, Oeiras, Valen?a, Floriano, Canto do Buriti, S?o Raimundo Nonato, S?o Jo?o do Piau? e Bom Jesus. O projeto beneficia um total de cinco mil jovens e as a?es de voluntariado ser?o feitas de acordo com a necessidade de cada regi?o.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES