Mais de quatro mil começam a receber leite de soja no interior do Piauí

Serão beneficiadas 14 escolas municipais e estaduais, crianças atendidas pelos projetos Peti

Mais de quatro mil começam a receber leite de soja no interior do Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A F?brica de Leite de Soja, implantada pelo Programa Fome Zero - Piau?, na cidade de Bom Jesus, come?a esta semana a funcionar de forma permanente. O leite produzido ser? distribu?do para 19 entidades e escolas, atendendo a mais de 4 mil pessoas.

Ao todo, ser?o beneficiadas 14 escolas municipais e estaduais, crian?as atendidas pelos projetos Peti, Segundo Tempo e Sabi?, o Hospital Regional Manoel de Sousa Santos e a Penitenci?ria Regional Dom Abel Alonso Nu?ez, onde funciona a f?brica de leite de soja. O leite ser? distribu?do gratuitamente e toda a produ??o est? garantida at? o fim do ano com recursos do Governo do Estado.

Uma reuni?o entre o coordenador estadual de Seguran?a Alimentar, Francisco das Chagas Santos, definiu o esquema de produ??o e transporte com os funcion?rios e os representantes das entidades beneficiadas. O encontro tamb?m serviu para planejar a reposi??o da mat?ria-prima j? adquirida com produtores locais de soja.

Um total de cinco funcion?rios ser?o respons?veis pelo funcionamento da f?brica. Dois deles s?o detentos de bom comportamento que participam do Programa de Redu??o de Pena, da Secretaria Estadual de Justi?a. ?? uma boa oportunidade para eu diminuir o tempo da pena que tenho que cumprir e, ao mesmo tempo, aprender mais uma profiss?o. Tamb?m ? bom para se passar o tempo, sem ficar parado?, comentou Paulo Jesus de Sousa, de 44 anos, que j? cumpriu seis anos e oito meses da pena total de 13 anos. ?Quero aproveitar esta experi?ncia de trabalho para quando sair daqui?, completa.

A principal inten??o do Programa Fome Zero em implantar a F?brica de Leite de Soja ? incentivar o consumo de produtos que utilizam este ingrediente, de forma a aumentar a oferta de prote?na ? popula??o. Mas o produto tamb?m ? riqu?ssimo em vitaminas e nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo e preven??o de doen?as.

?Assim, estamos ajudando a garantir na mesa dos cidad?os de Bom Jesus uma alternativa de alimento capaz de suprir quase todas as necessidades nutricionais de uma pessoa. Isto est? sendo feito em uma das ?reas onde mais se produz soja no Estado, mas onde a popula??o pouco aproveitava esta produ??o, pois tudo ? exportado ou vendido diretamente para as grandes f?bricas?, comentou o coordenador estadual de Seguran?a Alimentar, Francisco das Chagas Santos.

Caso a experi?ncia em Bom Jesus obtenha bons resultados, a Coordenadoria Estadual de Seguran?a Alimentar (Fome Zero-PI) poder? instalar novas unidades em ?reas produtoras de soja. O maquin?rio, apelidado de ?vaca mec?nica? ? de f?cil instala??o, opera??o e manuten??o, al?m de n?o requerer muito espa?o para ser implantado.

?? uma proposta para o futuro. Primeito temos que avaliar os resultados deste projeto piloto e estudar de onde poderemos ter mais recursos para novas unidades?, citou Francisco das Chagas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES