Mais três mulheres denunciam ginecologista por assédio em consultas na BA

Boletins de Ocorrência foram registrados na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Brotas, na segunda-feira (31).

Mais três mulheres denunciam ginecologista por assédio em consultas | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais três mulheres prestaram queixa contra o ginecologista Leonardo Palmeira, suspeito de cometer assédio sexual durante consultas no Centro Estadual de Oncologia da Bahia (Cican), em Salvador. Ao todo, cinco vítimas procuraram a polícia para denunciar médico.

Os Boletins de Ocorrência foram registrados na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) do bairro de Brotas, na segunda-feira (31). A defesa do suspeito foi até a delegacia e afirmou que ele estava disponível para prestar depoimento.

Mais três mulheres denunciam ginecologista por assédio em consultas- Foto: Reprodução

No entanto, a delegada Bianca Andrade, da Deam de Brotas, disse que o médico ainda não foi ouvido por uma questão processual, já que a oitiva ocorre no final das investigações. A policial ainda destacou que um especialista em ginecologia deve acompanhar o inquérito para fornecer informações sobre procedimentos realizados.

Uma das vítimas, que tem 26 anos e prefere não revelar o nome, afirmou que procurou Leonardo Palmeira apenas para apresentar o resultado dos exames preventivos realizados com outro profissional. De acordo com a paciente, o suspeito pediu para que ela refizesse a coleta e o abuso aconteceu após ela ter aceitado a solicitação do profissional.

Conforme ela, a consulta ocorreu em maio de 2020, mas ela só procurou a polícia quase dois anos depois, por medo e vergonha.

Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) informou que há uma sindicância aberta e que, durante o procedimento de investigação não vai comentar o caso. O profissional vai continuar afastado até a conclusão da investigação administrativa. De acordo com a portaria da Sesab, um corregedor da Saúde, um técnico de enfermagem e uma psicóloga são responsáveis pela apuração.

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) também se posicionou sobre o caso, informou que uma denúncia foi protocolada, seguindo medidas pertinentes. Segundo o Cremeb.após análise inicial para identificação do denunciante e do autos processuais que compõem a denúncia, foi instaurada uma sindicância para apuração dos fatos.

Caso haja indícios de infração ética, será aberto um processo ético-profissional. No entanto, conforme o conselho, toda denúncia tramita em segredo de Justiça.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES