80% dos homens têm problema na próstata; saiba!

Cerca de 80% dos homens acima dos 50 anos sofrem de Hiperplasia Benigna da Próstata

Os sintomas mais comuns são uma maior frequência urinária | Jornal Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um número aproximado de 80% dos homens acima dos 50 anos sofre de Hiperplasia Benigna da Próstata (HPB). São cerca de 14 milhões de brasileiros. Os dados são da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e mostram ainda que essa é a doença prostática mais comum entre os homens. O envelhecimento é o maior fator de risco para o desenvolvimento da HBP.

Mas se o número já é alto, pode ficar ainda pior em 2013, se as projeções feitas pelo Ministério da Saúde se concretizarem. Segundo essas estimativas, pelo menos 119 mil homens não terão acesso à cirurgia de HBP, seja pelas longas filas de espera ou pela falta de resolutividade do sistema público de saúde.

De acordo com o urologista Giuliano Aita, a patologia é realmente a mais comum da próstata e nada mais é que um crescimento da glândula, que obstrui parcial ou totalmente a uretra, prejudicando o fluxo normal da urina. ?O paciente sente dificuldade para urinar, podendo inclusive necessitar de sonda vesical para o esvaziamento da bexiga.

Os sintomas mais comuns são uma maior frequência urinária, especialmente à noite, ardência ao urinar, sensação de não ter esvaziado a bexiga por completo e até mesmo a presença de sangue na urina?, comenta o médico. Ele afirma, porém, que há uma série de tratamentos disponíveis para combater a doença, que permitem evitar a cirurgia em grande parte dos pacientes.

?Há várias alternativas de tratamento clínico para a hiperplasia benigna da próstata. Recentemente a indústria farmacêutica disponibilizou nova medicação, que tem mostrado excelentes resultados. Vale ressaltar também que o aumento da próstata, se não acompanhado de sintomas urinários, não exige tratamento, e sim acompanhamento.

Além disso, não há relação entre o aumento da próstata e o aparecimento de câncer na glândula?, reforça Aita.

Quando há indicação da cirurgia, isto é, nos casos em que o tratamento medicamentoso não é bem- sucedido ou mal tolerado, opta-se pela cirurgia pelo canal da uretra ( ressecção transuretral de próstata) em mais de 80% dos casos.

?Quanto mais precoce for detectado o problema, maiores as chances de sucesso do tratamento clínico. Ainda assim, atualmente a cirurgia para o tratamento da HBP não é acompanhada de cortes e não compromete a potência sexual?, afirma Giuliano.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que os homens com mais de 40 anos de idade façam anualmente avaliação médica especializada para a prevenção e diagnóstico precoce das doenças da próstata.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES