Mamografia é mais benéfica à mulher do que o se imaginava

Com o exame mais frequente, é possível reduzir em até 30% as mortes pela doença

Avalie a matéria:
Doutor em Radiologia Gérson Prado comprova necessidade da mamografia mais constante | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pesquisa recente revelou que exames de mamografias regulares são muito mais benéficos à mulher do que se imaginava. O exame é confirmado como um método essencial para detecção e acompanhamento de casos da doença, mas segundo essa, que é a maior pesquisa sobre mamografia já realizada até hoje, os resultados vão além do que já se sabia.

Como comenta o doutor em Radiologia piauiense Gérson Prado, o estudo foi publicado recentemente pelo periódico especializado Radiology e seus resultados aumentam ainda mais a importância do exame em todo o mundo. ?Segundo esse estudo, fazer mamografias regularmente após os 40 anos pode reduzir em até 30% as mortes causadas pelo câncer de mama, que é um dos que mais acometem e matam as mulheres?, explica.

A pesquisa levou nada menos que sete anos para ser concluída e foi feita dividindo em dois um grupo com 130 mil voluntárias. No primeiro deles, as mulheres passaram por mamografias regulares e no segundo houve apenas cuidados considerados mais simples, como o autoexame do toque. Durante os sete anos do estudo, as mulheres entre 40 e 49 anos se submeteram à mamografia a cada dois anos e aquelas entre 50 e 74 a cada três anos.

Após o tempo de pesquisa, os cientistas acabaram comprovando que o grupo que fazia o exame rotineiramente teve 30% menos mortes ao se comparar com aquele outro em que os cuidados não incluíam o exame habitual. ?Podemos tirar uma lição importante desse estudo, que norteia médicos de todo o mundo, inclusive a nós aqui do Piauí: a de que é preciso sim atenção e rotina quando o assunto é exame de mama. Com isso, mais vidas podem ser salvas e é isso que queremos?, afirma Gérson Prado.

O médico explica ainda que o Piauí dispõe também de outros exames que beneficiam muito a mulher para detecção precoce desse tipo de tumor, como a ressonância magnética. ?O importante é a mulher conversar sempre com seu médico sobre os exames mais

indicados para a sua idade e seu caso em particular. Ele vai saber indicar o melhor caminho para a prevenção e tratamentos precoces?, assevera o doutor em Radiologia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES