Manaus é dominada por fumaça tóxica pelo segundo dia consecutivo; entenda!

Plataforma internacional classificou Manaus entre as cidades com os piores índices de poluição do ar devido aos altos níveis de fumaça.

Manaus é dominada por fumaça tóxica pelo segundo dia consecutivo | Reprodução/Matheus Castro/g1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Manaus permanece coberta por uma densa camada de fumaça nesta quinta-feira (12). Este é o segundo dia consecutivo em que a capital está envolvida pela fumaça, resultado das queimadas irregulares realizadas por agropecuaristas. As regiões da Zona Sul e Centro-Sul da cidade são as mais afetadas, encobrindo edifícios e prejudicando a visibilidade dos motoristas.

Desde a quarta-feira (11), a poluição tem tomado conta do céu da capital. A World Air Quality Index, uma plataforma que monitora os níveis de poluição globalmente, classificou Manaus entre as cidades com os piores índices de poluição do ar devido aos altos níveis de fumaça.

Ao vivo de Manaus, o correspondente da Rede Meio Norte, Lucas Conrado, noticiou ao programa Roda Nacional sobre a preocupação envolvendo as queimadas que prejudicam a população da região. O repórter abordou que as condições causadas pela fumaça pioraram desde de ontem.

“Ontem a capital amazonense ficou em segundo lugar como o pior local para se respirar em todo o mundo. Agora (Manaus) se encontra no top 3 dos lugares perigosos de se respirar no mundo. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram combatidas mais de 1900 queimadas em todo o estado neste verão amazônico”, informou.

Manaus é dominada por fumaça tóxica pelo segundo dia consecutivo (Foto: Reprodução/Matheus Castro/g1)Na noite de quarta-feira, Joel Araújo, o Superintendente do Ibama no Amazonas, informou que a densa fumaça que envolve Manaus está se originando nos municípios de Careiro e Autazes, sendo ocasionada por ações inadequadas de agropecuaristas.

“Essa fumaça vem dessa região e é provocada pelo uso inadequado do fogo em áreas de agropecuária e que se estendem para áreas de vegetação”, explicou.

De acordo com o superintendente, equipes de brigadistas estão se esforçando para conter os incêndios. "O Ibama tem 45 brigadistas atuando em um grande incêndio ambiental, o maior da região, no município do Careiro, na tentativa de diminuir essa fumaça, que está sendo carregada de lá para a cidade de Manaus", abordou.

Conforme os dados monitorados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Autazes é o quarto município com o maior número de ocorrências de queimadas em toda a Amazônia Legal durante o mês de outubro. Nos primeiros dez dias deste mês, a cidade já registrou 236 focos de calor.

Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES