Manaus registra 'tempestade de poeira' com ventos de 70,4 km/h

Vídeos capturados por moradores mostram areia sendo arrastada pelo vento e invadindo edifícios.

Tempestade de poeira cobriu Manaus no último domingo (5) | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ventos registrados em Manaus durante o episódio de uma "tempestade de poeira" no último domingo (5), atingiu velocidade de 70,4 km/h, de acordo com informações do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

Vídeos capturados por moradores mostram areia sendo arrastada pelo vento e invadindo edifícios. A ventania resultou em destelhamentos e danos à infraestrutura elétrica.

O Censipam enfatizou que esse tipo de tempestade é comum nesta época do ano em Manaus, durante a transição do "verão amazônico" para o "inverno amazônico", ocorrendo principalmente nos meses de outubro, novembro e dezembro. Tais eventos, embora breves, podem trazer chuvas intensas, rajadas de vento, descargas elétricas e, ocasionalmente, granizo.

Apesar do alívio temporário da tempestade de poeira, a fumaça proveniente das queimadas continua a encobrir Manaus, resultando em baixa qualidade do ar na capital. Nessa ocasião, a tempestade gerou uma "tempestade de poeira" na cidade, que se somou à fumaça das queimadas que persistia na região há mais de uma semana, reduzindo a visibilidade e causando estragos. Apesar da ventania, a quantidade de chuva foi limitada, não ultrapassando 10 milímetros em 24 horas de observação.

A Defesa Civil de Manaus registrou precipitações de 2,4 milímetros na Zona Oeste, 2,6 milímetros na Zona Leste e 8,8 milímetros na Zona Norte durante o período entre as 9h de domingo e as 9h de segunda-feira. Rajadas de vento superaram os 70 km/h nas proximidades do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, mas não impactaram as operações aéreas.

Entretanto, houve três casos de destelhamentos em diferentes bairros da cidade, além de danos à rede elétrica, afetando escolas que aplicavam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.

Novas ocorrências

O Censipam alertou que rajadas de vento semelhantes podem se repetir em Manaus durante o mês de dezembro. Enquanto a possibilidade de ventanias persiste, as chuvas devem permanecer abaixo da média devido aos efeitos do El Niño na região, que inibe a formação de nuvens mais densas e robustas.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), são previstas para esta semana, na região Norte do País, pancadas de chuva com volumes maiores que 50 milímetros (mm), no Amazonas e, pontualmente, em áreas do Acre, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins devido ao calor e alta umidade. No Amapá, norte do Pará e sul de Rondônia, haverá predomínio de tempo seco e sem chuva.

Com informações do g1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES