Manaus volta a sofrer com segunda invasão da “onda” de fumaça

Essa é a segunda ocorrência desse fenômeno na capital do Amazonas, agravando a situação já crítica da região devido a queimadas e à histórica seca

Manaus é invadida por fumaça | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

cidade de Manaus enfrenta uma séria crise ambiental, com a repetição de uma densa "onda" de fumaça que a atingiu no domingo, 29 de outubro, e retornou na tarde de segunda-feira, dia 30. Essa é a segunda ocorrência desse fenômeno na capital do Amazonas, agravando a situação já crítica da região devido a queimadas e à histórica seca. No começo do mês, a cidade já havia sido impactada por uma densa fumaça, atribuída pelo Ibama a queimadas na Região Metropolitana de Manaus. 

O estado do Amazonas registrou o pior índice de incêndios para o mês de outubro dos últimos 25 anos, com quase 4.000 incêndios até o domingo, 29. A grave crise ambiental em Manaus também é exacerbada pela seca do Rio Negro, que atingiu o nível de 12 metros, o menor em 121 anos de medição. Essa seca isolou comunidades rurais, fechou balneários e alterou o cenário do Encontro das Águas, um dos principais pontos turísticos da cidade.

No domingo, a fumaça cobriu vários pontos da cidade, incluindo o Teatro Amazonas e a Praia Ponta Negra. Na segunda-feira, a fumaça retornou por volta das 15h, comprometendo a visibilidade e a qualidade do ar na cidade. Segundo o sistema "Selva" desenvolvido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Zona Sul foi a mais afetada desta vez. O bairro do Morro da Liberdade registrou uma qualidade do ar classificada como "péssima," atingindo 176 no índice. Na Vila Buriti, o índice chegou a 158,9. Na Zona Centro-Sul, a qualidade do ar foi considerada "muito ruim," com um índice de 116,9 no Parque Dez.

O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes informou que, até o momento, a fumaça não afetou nenhum dos voos programados e que o espaço continua funcionando normalmente.

O Ibama, o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus foram questionados para explicar as causas dessa nova onda de fumaça. Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), as partículas de fumaça provêm principalmente de queimadas na Região Metropolitana de Manaus (120 focos) e no estado do Pará (3.965 focos). A Sema destacou que as ações de combate e fiscalização foram intensificadas, resultando na redução dos focos de calor na Região Metropolitana.

A seca e as chuvas abaixo da média na região também são fatores que contribuem para a persistência da fumaça no ar. A Prefeitura de Manaus informou que a fumaça tem origem nos municípios da Região Metropolitana de Manaus, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Além disso, a prefeitura está realizando a campanha "Manaus Sem Fumaça" desde junho, com ações de educação ambiental, blitze ambientais, sensibilização nas escolas e empresas, além de cuidados com áreas verdes na cidade.

O Ibama ainda não se manifestou sobre a situação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES