Manchas de óleo diminuem e praias podem ser liberadas após análise

A reunião de avaliação do relatório da Marinha envolveu representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar); Defesa Civil e Procuradoria-Geral do Estado.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A governadora em exercício Regina Sousa, suspendeu o plano de decretar emergência no Estado em função das amostras de óleo encontradas nas praias no litoral. O anúncio ocorreu na tarde dessa terça-feira (19), após análise do relatório de monitoramento enviado pela Marinha do Brasil. A conclusão é que os resíduos estão diminuindo.

“Todos os indicadores apontam que aqueles resíduos que aparecem no mar estão se diluindo e não há perspectivas que tenham mais (manchas de óleo). Todo o patrulhamento de três navios, dois helicópteros, mergulhadores, aponta que não haverá por esses dias nenhuma renovação desse óleo na praia” declarou Regina Sousa.

David Lima

O relatório de monitoramento aponta que na segunda-feira (18), foram retirados da costa piauiense 300 kg de óleo na praia de Pedra do Sal e no Delta do Parnaíba, além de 5kg de óleo na praia de Atalaia, em Luís Correia. A boa notícia é que não há vestígio de resíduos na área de mangue.

A reunião de avaliação do relatório da Marinha envolveu representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar); Defesa Civil e Procuradoria-Geral do Estado.

David Lima

“Por meio de navegação e monitoramento aéreo ao longo da costa do Piauí, até cerca de 20 milhas náuticas, indicou-se que não existe nenhuma ocorrência de mancha superficialmente na água. Isso não quer dizer que não exista, mas que superficialmente não foi avistado. Isso é um bom sinal, bom indício e esperamos que não haja mais aparecimento de óleo no nosso litoral” explicou o superintendente de Meio Ambiente da Semar, Carlos Moura Fé.

Equipes da Semar e a Universidade Federal do Piauí (UFPI) estão coletando e analisando amostras de água nas praias do Piauí para saber o nível de ocorrência de óleo. Na última quinta-feira (14), as praias de Pedra do Sal, Peito de Moça e Atalaia foram consideradas impróprias para banho. O resultado da análise das águas pode acabar com a restrição. “Temos químicos examinando a água agora, para ver se libera o banho que o turista tanto gosta. Tudo está sob controle, não é preciso se apavorar”, concluiu Regina Sousa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES