Manchas de óleo reaparecem e atingem praias no litoral do Piauí

De acordo com o Secretário do Meio Ambiente no Piauí, Daniel Marçal, as manchas eram menores que uma caneta comum e o caso era isolado.

Manchas de óleo são encontradas em 3 praias no litoral do Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Manchas de óleo foram encontradas novamente nesta terça-feira (18), em praias no litoral piauiense. Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR), os materiais foram vistos em pelo menos três localidades.

Em entrevista ao Meionorte.com, o Secretário do Meio Ambiente no Piauí, Daniel Marçal, as manchas eram menores que uma caneta comum e o caso era isolado.

“Até o momento tivemos a confirmação de pequenos vestígios espaçados e isolados, nas Praias do Atalaia, Peito de Moça e Barro Preto. Vestígios de dimensões reduzidas, menor que uma caneta”, disse.

Manchas de óleo são encontradas em 3 praias no litoral do Piauí (Foto: Divulgação / Semar)Ainda segundo a secretaria, as substâncias foram recolhidas e não houve interdição. “Não há motivo para interdição até o momento. Esses vestígios estão sendo registrados e coletados”, relatou.

Em nota, a Semar, que é responsável pela balneabilidade das praias do Piauí, alertou aos banhistas os riscos e cuidados para caso tenha contato com o material. 

“Objetivando monitorar e registrar a presença destes fragmentos a Semar formaliza a criação de grupo de trabalho composto pelo Ibama, Icmbio, Setur, Marinha do Brasil e Instituto Tartarugas do Delta e destaca algumas recomendações à população. Não entre em contato com o óleo. Se houver contato, retire a substância com delicadeza, utilizando óleo de coco ou de cozinha. Em seguida, lave com água e sabão. Em caso de reação alérgica ao toque, ou ingestão do óleo, procurar uma Unidade Básica de Saúde”, diz a nota.

Segundo a publicação, caso houver suspeitos de contatos com as substâncias oleosas, o órgão disponibiliza meios de comunicação para denúncias e alertas. 

SEMAR: (86) 9.9464-1242

IBAMA: (86) 9.9456-8343

ICMBio: (61) 9.9158-9384



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES