Mandetta confirma que deixará Ministério da Saúde até sexta-feira

Ele ponderou, no entanto, que não fará “nenhum movimento brusco” na transição

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou na manhã desta quinta que deverá deixar o comando da pasta até sexta-feira. Ele ponderou, no entanto, que não fará “nenhum movimento brusco” na transição para a próxima equipe.

“Temos uma perspectiva de troca no ministério. Deve ser hoje, o mais tardar amanhã. Vai se concretizar”, afirmou Mandetta, ao participar de uma palestra via internet do Fórum Inovação Saúde (FIS).

“Não vamos fazer nenhum movimento brusco, não. Sou uma peça menor nessa engrenagem”, disse o ministro, citando que em sua equipe há muitos funcionários concursados, que poderão continuar no ministério. “Vamos amparar quem quer que seja.”


Alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro, o ministro disse que vem enfrentando muitas dificuldades na pasta e disse que o país deverá registrar um alto número de casos no próximo mês. “Maio vai ser duro”, afirmou.

Mandetta ressaltou que São Paulo e Rio de Janeiro serão os Estados que mais sofrerão com a covid-19. “O Rio é um perfil de cidade que o vírus adora”, completou.

Ele defendeu que o país volte a investir na produção de equipamentos médico-hospitalares e de medicamentos e criticou a dependência em relação à China, não só do Brasil, mas de diversos países.

“Não dá mais pra gente focar todos os insumos de saúde em único país, como a China”, disse. “Claramente os países vão ter de rediscutir estoques estratégicos ou vão ter de ter percentuais de dependência.”

Mandetta afirmou que o país é também dependente de matérias primas da Índia para a produção de medicamentos e alertou para os riscos.

“Imagine se daqui a 40 dias a Índia para de fornecer a matéria prima para os medicamentos de uso continuo”, disse. “Vamos ter de ter a nossa auto suficiência em algumas coisas que são estratégicas.”

Ele também disse que o mundo vai ser outro depois da pandemia. “Quem olha individualmente [o vírus] vai errar, porque ele tem de ser olhado como um vírus que ataca a saúde, educação, economia, esporte, cancela Olimpíada... Arrebenta com tudo.”

Marcelo Casal Jr

Cloroquina


Mandetta criticou o “uso político” da cloroquina e da hidroxicloroquina para o tratamento da covid-19. Ele disse que ainda não existem estudos conclusivos sobre a “aplicabilidade imediata” dos medicamentos e que os médicos deveriam saber como se portar sobre esse debate.

O ministro relatou ter participado de conversas com médicos sem conhecimento de farmacologia, que defendiam o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina para justificar um discurso político, não técnico.

Em seguida, defendeu que o meio acadêmico seja mais cauteloso e os médicos com “cabeça branca”, mais graduados, reforcem a necessidade de um debate mais técnico e ético. “A própria academia foi negligenciada e abandonada.”

Mandetta reclamou também da politização em torno de sua atuação na pasta. “A política do ‘você é ou não’, ‘aceita ou não’, abusa muito da ruptura. Você é obrigado a ter lado, e se você não está ao meu lado, você passa a ser um objeto de destruição”, afirmou.

“[Sobre] o episódio cloroquina, a gente vê estudo in vitro, sem aplicabilidade imediata, mas se prestou muito a um discurso político”, repetiu.

Alvo de ataques nas redes sociais, Mandetta disse que “vamos continuar tendo essa bestialidade das fake news” e que esse cenário só mudará com mais investimentos em educação.

“O país tem 10% de analfabetos totais, mais de 40% de analfabetos funcionais. Abrimos, em dois anos, 200 escolas médicas. O nível tá lá embaixo. A enfermagem vai se contaminar muito porque a gente forma hoje por ensino à distância.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES