Manifestação pelas ruas de Teresina reuniu 15 mil pessoas e teve depredação de dois ônibus; fotos

Os manifestantes iniciaram o protesto no cruzamento da Avenida Frei Serafim, com a Rua Coelho de Resende,

Manifestação no centro de Teresina | Kelson Fontinele
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina se juntou nesta quinta-feira às manifestações nacionais que tiveram início na semana passada no Rio de Janeiro e em São Paulo e que tomou conta do Brasil, nos últimos dias. Na capital piauiense 15 mil pessoas foram às ruas para reivindicar melhorias no transporte público, saúde, educação e também contra projetos como a Cura Gay e a PEC 37. O manifesto seguiu pacífico durante todo o percurso, mas um pequeno grupo de manifestantes mais exaltados apedrejaram dois ônibus inter municipais, na Avenida Maranhão e rasgaram bandeiras de partidos.

Enquanto os manifestantes seguiram em direção ao Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina (Setut), pela Avenida Maranhão, outro fez o caminho contrário, indo em direção ao zona Norte da cidade, onde os ônibus foram apedrejados. ?Nós conseguimos chegar a tempo de evitar maiores transtornos e a situação foi contornada. Os responsáveis não foram presos, mas o importante era manter a segurança dos manifestantes e garantir a ordem da manifestação?, disse o Relações Públicas da Polícia Militar, tenente coronel Sá Júnior.

Além da polícia, os próprios manifestantes tentaram acalmar a situação. Outro ponto em que a manifestação teve momentos de tensão foi quando os manifestantes tomaram e rasgaram a bandeira do PSTU, com gritos de ?o povo unido não precisa de partido?.

Os manifestantes iniciaram o protesto no cruzamento da Avenida Frei Serafim, com a Rua Coelho de Resende, seguiu até o cruzamento com a Miguel Rosa e retornou pela Frei Serafim em direção ao Palácio de Karnak. De lá eles seguiram pela Avenida Maranhão passaram em frente ao Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina (Setut) e seguiram em direção à Assembleia Legislativa do Piauí. Esse percurso foi diferente do que foi pré acordado em audiência pública no Ministério Público Estadual. ?O movimento é muito difuso e é difícil não mudar a rota. Não tínhamos como impedir isso?, disse defensor público Igo Castelo Branco.

Pessoas de todas as idades e com as mais diferentes pautas de reivindicação se reuniram durante a tarde no protesto. A funcionária pública Dalsimar Maciel Santana foi para o manifesto com as filhas e netas para reivindicar um pais mais justo e igualitário. ?Queremos saúde, educação, segurança pública de qualidade e trouxe a família inteira para lutar por um país melhor?, pontuou.

Para o estudante Thiago Marden da Assembleia Nacional de Estudantes ? Livre o movimento em Teresina está bastante forte e dá uma grande contribuição à luta nacional por um pais melhor. ?O movimento em Teresina está com uma força extraordinária. Nós estamos aqui lutando por uma série de melhorias no nosso pais e dentre as nossas pautas está o nosso repúdio a esse investimento tão grande na Copa do Mundo, enquanto saúde, educação, segurança pública estão sucateadas?, afirmou.

FOTOS: KELSON FONTINELE E JONATHAN DOURADO



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES