Manifestantes fecham ruas do Centro em protesto contra reforma

Ato desta terça-feira (13) foi convocado por centrais sindicais e reuniu milhares de pessoas em frente a sede do INSS.

| Manifestantes se reúnem em novo ato contra reforma da previdência no Centro de Teresina. Foto: Ananda Soares.
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Manifestantes se reúnem em novo ato contra reforma da previdência no Centro de Teresina. Foto: Ananda Soares.

Na manhã desta terça-feira, (13), trabalhadores da rede pública de educação, alunos, representantes de partidos políticos e população em geral, paralisaram as atividades em defesa da educação e da previdência social em Teresina. 

A manifestação teve início em frente à Praça da Bandeira, centro da capital e se concentra em frente ao prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Centro. O ato tem presença do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Piauí (SInte-PI), com apoio das Centrais Sindicais e demais movimentos sociais. 

This browser does not support the video element.

Eles exibiram faixas e cartazes contra a reforma da Previdência e o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Líderes sindicais discursaram em um carro de som. A manifestação de hoje pode ocorrer nas outras capitais do país e nas cidades do interior tendo em vista que o ato foi marcado no mesmo dia.  

Segundo os manifestantes no ato " o governo só tem discurso 'chulo' e não representa uma proposta para tirar o país do atoleiro e agora nossas condições, tudo vai piorar".Manifestantes se reúnem em novo ato contra reforma da previdência no Centro de Teresina. Foto: Ananda Soares..

Os organizadores afirmam que a reforma da Previdência vai retirar direitos dos trabalhadores. Eles distribuíram folhetos com as principais mudanças propostas no texto que está sendo votado no Congresso nesta quarta-feira.

  Um dos pontos mais criticados é a mudança da idade mínima. Os manifestantes também seguram cartazes contra os cortes no orçamento da educação. 

"Hoje o 13 de agosto é uma continuação das manifestações e a educação só vem sendo precarizada cada vez mais. Com os estudantes na rua, conseguieremos barrar cada vez mais isso. Esse novo projeto do ministério da educação diminui a autonomia das universidades", espressa a estudante e integrante do movimento Afronte, Brenda Marques ,que  compareceu ao local.

As principais pautas que motivaram a manifestação de hoje são os recentes cortes no orçamento do MEC, promovidos pelo governo vigente. Universidades e Institutos Federais estão entre os mais afetados, mas a educação básica também está ameaçada incluindo a  A Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Manifestantes se reúnem em novo ato contra reforma da previdência no Centro de Teresina. Foto: Ananda Soares.

Um novo bloqueio no orçamento do MEC no valor de R$ 348 milhões, divulgado na semana passada afetará a compra e a distribuição de centenas livros didáticos que atenderiam crianças do ensino fundamental de todo o país, de acordo com o Sinte.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES