Maranhão é o 2º do Nordeste com maior número de espera por cirurgias

A situação poderia ter melhorado, já que o Estado é um dos que mais receberam recursos do Programa Nacional de Redução de Filas.

Maranhão é o 2º do Nordeste com maior número de espera por cirurgias | Ascom CFM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Maranhão é o segundo estado do Nordeste e o sexto do país com o maior número de pessoas à espera de uma cirurgia. O levantamento realizado pelo Governo Federal mostra que 47.488 mil pessoas estão na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) em busca de um procedimento cirúrgico. 

A situação poderia ter melhorado, já que o Estado é um dos que mais receberam recursos do Programa Nacional de Redução de Filas no início deste ano para mudar o cenário. Ao todo, R$ 600 milhões foram destinados para reduzir, ao menos, 40% das filas em 19 estados do país.

De acordo com um estudo do Conselho Federal de Medicina (CFM), o Maranhão é o estado com maior déficit de médicos por habitantes. São cerca de 8 mil profissionais, o que representa um médico para cada grupo de mil habitantes, o que resulta o maior número de pessoas aguardando uma cirurgia. 

Sem médicos, a realização de qualquer procedimento fica complicado. À nossa reportagem, Jardel de Sousa dos Anjos, de 18 anos, conta que sofreu um acidente de moto há quatro meses e ainda aguarda uma cirurgia para recuperar os movimentos do braço e da mão. O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que é onde ele deveria fazer a cirurgia, diz que não tem anestesias disponíveis para o procedimento.

"A minha preocupação é fazer logo essa cirurgia, para não perder o movimento todo. Eu quero porque sou muito novo e quero conquistar muitas coisas pela frente e, trabalhar para ajudar minha família dentro de casa", diz Jardel ao Portal G1.

Em nota, o Governo do Estado disse que as cirurgias custeadas com o recurso do Ministério da Saúde foram iniciadas nesta semana, em unidades estaduais. O governo afirma que está finalizando um levantamento das demandas por região para iniciar o mutirões. 

Também em nota, o Hospital Universitário da UFMA, explicou que houve uma mudança na empresa que prestava serviço de forma terceirizada e por isso, estão dando prioridade para algumas cirurgias. Sobre o caso de Jardel, o hospital disse que foi realizado um procedimento de risco cirúrgico, mas que o procedimento não foi marcado pois há 30 pessoas aguardando na frente dele na fila.

SAIBA MAIS INFORMAÇÕES NO MEIONORTE.COM



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES