Marcha pela humanização do parto acontecerá nesse sábado em Teresina

Para mudar essa estatística, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren – PI) e a Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiras Obstetras do Piauí (Abenfon-PI) promovem a Marcha

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTE SÁBADO (29) DO JORNAL MEIO NORTE

Fazer com que as mulheres escolham pelo parto humanizado é uma missão que está se tornando cada dia mais difícil devido a preferência das mães pelo parto cesariano, que atualmente corresponde a 90% dos partos realizados no Brasil. Para mudar essa estatística, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren – PI) e a Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiras Obstetras do Piauí (Abenfon-PI) promovem a Marcha pela Humanização do Parto, nesse sábado, em Teresina.

Campeão mundial de cirurgias cesarianas eletivas, o Brasil tem uma taxa de cesarianas que chega a 90% na rede particular e a 52% no Sistema Único de Saúde (SUS), números muito acima dos 15% que são recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para Clara Noleto, apoiadora do Ministério da Saúde e uma das organizadoras da marcha, o principal vantagem para a mãe que escolhe o parto normal é a relação mais intima com o bebê: “A mãe que fizer a escolha pelo parto humanizado, terá maior intimidade com a criança desde o seu nascimento, como por exemplo o contato entre eles na primeira hora, com primeira amamentação. Além disso, a paciente terá direito à um acompanhante, quase sempre o pai da criança, diminuindo os indices de depressão pós-parto.”

Repórter: Victor Costa



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES