Março mais quente: 10º mês consecutivo de recordes globais de temperatura

Período entre abril de 2023 e março de 2024 é o mais quente da história, com temperatura 1,58ºC acima da média da era pré-industrial

Março mais quente: 10º mês consecutivo de recordes globais de temperatura | Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Conforme o relatório divulgado nesta segunda-feira (8) pelo Observatório Europeu Copernicus (C3S), março de 2024 foi registrado como o mês mais quente já documentado. Este é o décimo mês consecutivo em que se registra um recorde de calor, conforme afirmam os cientistas. Em termos práticos, cada um dos últimos 10 meses foi identificado como o mais quente já registrado em comparação com os respectivos meses dos anos anteriores.

PRINCIPAL CAUSA DO CALOR: O Copernicus relatou que o período entre abril de 2023 e março de 2024 foi caracterizado pelos 12 meses mais quentes registrados globalmente, com uma temperatura média 1,58ºC acima dos níveis pré-industriais do século 19. Os cientistas do observatório europeu destacaram que as principais causas desse calor acima da média são as emissões de gases de efeito estufa. Além disso, o fenômeno climático El Niño também contribuiu para o aumento das temperaturas nos últimos meses.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS: Nos últimos meses, as mudanças climáticas têm sido evidentes em várias regiões do mundo. A seca, por exemplo, resultou em um recorde de incêndios florestais na área amazônica sob jurisdição da Venezuela, entre janeiro e março. Ao mesmo tempo, no sul da África, as colheitas foram devastadas, resultando na situação de fome para milhares de pessoas.

LISTA DE RECORDES

  • Primeiro, o planeta registrou o mês de junho mais quente da história.
  • Depois, a marca foi sendo quebrada a cada novo mês: julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e, agora, março.
  • Além disso, o número de dias que ultrapassou o limiar de aquecimento politicamente significativo de 1,5ºC já atingiu um novo máximo, muito antes do final de 2023.
  • E, para piorar, pela 1ª vez, o mundo registrou um dia com a temperatura média global 2°C acima da era pré-industrial.
  • Fora tudo isso, julho de 2023 foi tão quente que pode ter sido o mês mais quente em 120 mil anos, enquanto as temperaturas médias de setembro quebraram o recorde anterior em 0,5°C.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES