MARÇO TERÁ MUDANÇA NO PADRÃO DE CHUVA E TEMPERATURA NO BRASIL

Maiores acumulados são esperados para o centro e norte do país. No Sul e Sudeste, calor diminui

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

MARÇO TERÁ MUDANÇA NO PADRÃO DE CHUVA E TEMPERATURA NO BRASIL

A frente fria que está mais ao norte do país deve finalmente provocar chuvas intensas em áreas que enfrentam problemas por conta da estiagem desde o mês de janeiro, como o interior da Bahia. Segundo os meteorologistas da Somar, nessa primeira semana de março as chuvas mais intensas concentram-se sobre boa parte das Regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e dos Estados da Bahia (centro, oeste e sul), Piauí e Maranhão (sul dos dois Estados). Os acumulados variam entre 50mm e 150mm e a divisa entre Minas Gerais, Goiás e Bahia será a mais atingida nesta semana.

Por outro lado, a previsão é de tempo seco no norte e oeste do Nordeste, desde o norte do Piauí até o nordeste da Bahia e Sergipe. Também não há previsão de chuvas no centro e sul do Rio Grande do Sul.

Faz calor entre o Norte e Nordeste, mas a sensação será de frio em boa parte do Sudeste, Goiás, Distrito Federal, nordeste do Rio Grande do Sul e centro e leste do Paraná e de Santa Catarina.

Mudança no padrão atmosférico

Segundo os meteorologistas da Somar o mês de março será diferente dos últimos. Apesar do padrão El Niño, a previsão é de precipitações acima da média no Espírito Santo, centro e norte de Minas Gerais, sul e sudoeste da Bahia, boa parte de Goiás, leste de Mato Grosso e Distrito Federal. "Deve chover entre 100mm e 300mm a mais que o normal nestas áreas, muito em função da intensa frente fria desta semana", diz o meteorologista Celso Oliveira.

No Sul, boa parte da Região deve fechar março com precipitações próximas da média. No centro e sul do Brasil, destacamos as chuvas abaixo da média no centro, leste e norte do Paraná, boa parte de São Paulo, Mato Grosso do Sul e o centro e oeste de Mato Grosso. A maior parte do Nordeste também deve fechar o mês com precipitações abaixo da média por conta da não migração da Zona de Convergência Intertropical. Na Região Norte, a irregularidade prossegue com chuvas abaixo da média entre o Amapá, Pará, Tocantins e Rondônia e acima da média em partes do Amazonas e Acre.

Temperaturas

A entrada de mais algumas ondas de frio e, principalmente, o excesso de chuvas, fará com que o mês de março não registre ondas de calor como as observadas em fevereiro no centro e sul do Brasil. O calor mais intenso ficará concentrado apenas sobre o Norte e Nordeste.

FONTE: MAXPRESS



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES