Marcos Valério e suspeitos de grilagem são removidos para BA

Operação “Terra do Nunca” prendeu 15 pessoas nesta sexta-feira (2)

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Marcos Valério, apontado como o operador do mensalão, e mais três presos em Belo Horizonte na operação "Terra do Nunca" embarcaram do Aeroporto da Pampulha, na capital mineira, para Salvador, por volta das 13h26 desta sexta-feira (2). A Polícia Civil informou que eles foram transferidos em uma aeronave do governo da Bahia a pedido da Justiça. Eles são suspeitos de grilagem de terras. Ao todo, a operação prendeu 15 pessoas na manhã desta sexta-feira (2) em três estados.

De acordo com o subcomandante da aeronave, o tempo de viagem é de aproximadamente duas horas de trinta minutos até Salvador. A Polícia Civil informou que embarcaram no mesmo avião o promotor Carlos André Milton Pereira, do Ministério Público da Bahia, o delegado Adaílton de Souza Adan e mais dois investigadores, que acompanharam as prisões em Belo Horizonte. Na capital, a operação envolveu 18 policiais civis e sete viaturas.

Às 12h30, Valério deixou a Divisão de Crimes Contra o Patrimônio, na Região Noroeste da cidade, e seguiu para o aeroporto. Ele foi detido por volta das 6h em casa, assim como os três sócios dele no ramo de publicidade. Os quatro passaram por exame de corpo de delito no Instuto Médico Legal (IML), em BH.

De acordo com o promotor Carlos André Milton Pereira, do Ministério Público da Bahia, a fraude em registros públicos de imóveis era usada para conseguir empréstimos. ?Seriam, de uma forma sintética, obtendo escrituras e matrículas de imóveis muitas vezes inexistentes para garantir empréstimos e execuções fiscais ou propriamente privadas?, disse. Ainda de acordo com o promotor, a fraude pode ter o envolvimento de instituições bancárias públicas, mas ele disse que não sabe precisar quais seriam.

Os outros três presos em Minas são Ramon Hollerbach, Francisco Marcos Castilho Santos e Margaretti Maria de Queiroz Freitas. Os advogados deles informaram que vão pedir a revogação da prisão, e que os clientes só ficaram sabendo da investigação nesta sexta-feira (2). Segundo os advogados, os suspeitos negam envolvimento no caso. Logo após as prisões, o advogado Marcelo Leonardo, que representa Valério, disse ao G1 que não tinha conhecimento do teor da acusação, mas acreditava que a prisão era ilegal.

Ainda de acordo com o promotor, os imóveis, em sua grande maioria, não existiam, mas eram fabricadas matrículas para dá-los como existentes. As prisões foram determinadas pela Justiça da Bahia, depois de uma investigação que durou 17 meses. Quatro foram realizadas em Minas Gerais, uma em São Paulo e outras 10 prisões ocorreram na Bahia, na cidade de Barreiras.

Batizada de "Operação Terra do Nunca", a ação é realizada em três estados e tem como meta cumprir 23 mandados de prisão preventiva. Os pedidos de prisão apontam envolvimento dos suspeitos na "aquisição de "papéis públicos", para a "grilagem" de terras, ocorrida no município de São Desidério, Oeste da Bahia".

De acordo com o promotor, a previsão é que Valério e os três detidos em Belo Horizonte sejam transferidos para a Bahia ainda nesta sexta-feira (2). ?Serão transferidos para a Bahia, provavelmente hoje ainda e lá ficarão a disposição da polícia em Salvador. Talvez serão transferidos para São Desidério, onde responderão pelas condutas", disse Pereira.

As investigações comandadas pelo delegado Carlos Ferro apontam o envolvimento de advogado, latifundiários, empresários, serventuários da Justiça. Os inquéritos em tramitação na Bahia apontam o envolvimento dos suspeitos em "falsificação de documento público", "falsidade ideológica", "corrupção passiva" e "corrupção ativa".

De acordo com o delegado Carlos Ferro, Valério deu como garantia em duas ações de execução, terras que não existem em São Desidério. Isso teria ocorrido durante o processo do mensalão, segundo o delegado. Ferro afirma que a primeira foi uma ação civil, originária em Brasília, de uma empresa da publicidade, no valor de R$ 2 milhões; a segunda foi de execução por dívida para com a Receita Federal, no valor de R$ 158 mil, em julho de 2010.

Ainda segundo o delegado, Valério deu cinco fazendas como garantia, mas a irregularidade foi descoberta após consulta da Procuradora de Justiça de Minas Gerais sobre a veracidade da documentação e das terras. Ao investigar, o delegado afirma que descobriu que as propriedades só existem no papel e, por isso, Valério é também acusado de adquirir terrenos de forma fraudulenta e de falsidade ideológica.

Defesa critica prisão

De acordo com o advogado Marcelo Leonardo, que representa Marcos Valério, policiais civis da Bahia também prenderam três sócios do seu cliente. Os quatros devem ser levados para a Bahia.

O advogado de Marcos Valério afirma não ter conhecimento do teor da acusação, mas supõe que possa ter ligação com a compra de uma propriedade no Sul da Bahia, há mais de sete anos. ?É suficiente acreditar que a prisão é ilegal e não tem razão de ser, já que eles são citados e respondem a vários processos e têm residência fixa?, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES