Margarete Coelho é homenageada na Universidade Estadual do Piauí

O evento contou com o apoio do Plano Nacional de Formação.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na semana em que se comemora o aniversário da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Universidade Federal do Piauí (Uespi) homenageou, nesta sexta-feira (11), entidades e personalidades que trabalham em prol dos direitos humanos no  Piauí. A governadora em exercício, Margarete Coelho, foi uma das agraciadas com a honraria. O evento contou com o apoio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).

Este ano, a Uespi e o Parfor foram contemplados com o Prêmio Nacional de Direitos Humanos, por conta das ações em defesa das africanidades, dos direitos da mulher e das discussões de gênero e sexualidade. Segundo a vice-reitora Barbara Melo, é a primeira vez que, na data referente ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, é comemorada pela Uespi. “Estamos homenageando pessoas e entidades, porque compreendemos que toda instituição de formação de pessoas deve ter como patamar de ação a defesa dos direitos humanos”, destacou a vice-reitora.

Dentre as autoridades, professores e personalidades homenageados estão a secretária da Educação, Rejane Dias; os professores da Uespi, Élio Ferreira e Andrea Cronemberger Rufino e entidades como a Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa) e o Grupo Matizes, dentre outros.

Em seu discurso, Margarete Coelho agradeceu a homenagem e ressaltou que esta é um incentivo para prosseguir lutando pela igualdade de direitos. “Admiro a iniciativa da Uespi em homenagear não somente pessoas, mas também entidades que têm grande representação na luta pela promoção dos direitos de toda natureza, como é o caso da Apipa, que luta em favor dos direitos dos animais”, declarou a governadora em exercício.

De acordo com a vice-reitora, Barbara Melo, nos últimos anos, a Uespi vem estimulando importantes ações na defesa dos direitos humanos e dos grupos historicamente discriminados e oprimidos. A professora destacou que ações de reconhecimento do mérito de personalidades que se destacam na luta pela promoção desses direitos deverá se tornar recorrente na universidade. “Nossa meta é incluir a data no calendário acadêmico da instituição e todo ano pararmos um dia para refletirmos sobre a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos”, finaliza Barbara.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES