Maria da Penha em cordel incentiva alunos nas Escolas de Teresina

O projeto vem percorrendo as escolas municipais desde 2014

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As Escolas Municipais da zona Sudeste receberam o projeto "Lei Maria da Penha em Cordel nas Escolas", de (28) a (30) de março, para os alunos do 6º ao 9º ano das escolas. Um projeto da Prefeitura de Teresina, realizado através da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (CMPPM) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC).

Desde 2014 o projeto vem percorrendo as escolas municipais e já sensibilizou mais de 40 mil alunos.

Como instrumento lúdico pedagógico de acesso a informação e medidas de enfrentamento a violência doméstica e familiar contra a mulher. A ação tem importância significativa na formação das crianças e adolescente que estão em fase de desenvolvimento.

A apresentação fica por conta do artista cearense, cordelista e arte educador, Tião Simpatia, conhecido em todo o Brasil como o autor da versão em cordel da Lei Maria da Penha. Seu Trabalho vem sendo apresentado em todo o Brasil e já foi traduzido para o inglês e o espanhol, tendo sido reconhecido pela ONU como obra de grande relevância sociocultural. “Um projeto como esse é de suma importância para formação da personalidade desses jovens, principalmente por que hoje o mundo está se preocupando com essas questões de gênero”, pontua Tião Simpatia.

“Então trazer essas questões desde cedo para escolas, vai fazer estar crianças refletirem. Certamente eles vão ter um pensamento diferenciado, sobre o que é violência contra a mulher. Além de trabalhar a causa da violência estamos trabalhando essa linguagem artística”, destaca o artista.

São quatro apresentações diárias, sendo duas escolas por dia, com apresentações distribuídas nos dois turnos (manhã e tarde). Cada apresentação tem em média 20 a 30 minutos, em dois momentos de rotina da escola, uma no início das aulas como atividade de acolhimento e outra no intervalo dos alunos como atividade interativa.

Está semana o projeto passou pelas escolas: Escola Municipal Vinícius de Moraes, Escola Municipal Barjas Negri, Escola Municipal Extrema, Escola Municipal Parque Itataré, Escola Municipal Mário Quintana, Escola Municipal Humberto Reis, Escola Municipal São Sebastião.

“A Escola Municipal Parque Itararé recebeu o projeto com entusiasma, visto que a escola já trabalha a temática. Nós trabalhamos textos sobre a mulher, os alunos acabaram transformando as músicas em repente”, destaca a professora, Lurdes Maria.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES