Masayuki Uemura, engenheiro criador do Super Nintendo, morre aos 78 anos

Masayuki Uemura iniciou sua trajetória profissional na Nintendo em 1972

Masayuki Uemura | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Criador dos consoles Super Nintendo e NES (conhecido como Nintendinho), o engenheiro Masayuki Uemura morreu aos 78 anos.

Em nota divulgada nesta quinta-feira (9), o Centro de Estudos de Videogames da Universidade de Ritsumeikan, em Kyoto, informou que Uemura, que era professor na instituição, morreu na última segunda-feira (6). A causa da morte não foi informada.

Uemura iniciou sua trajetória profissional na Nintendo em 1972. O engenheiro ficou conhecido por idealizar o Nintendo Entertainment System. Ele começou a trabalhar em cima do Nintendinho em 1981, ano em que foi pressionado pelo então presidente da empresa a criar um console com capacidade de jogar em diferentes cartuchos inseríveis. O equipamento foi lançado em 1983, 10 anos antes do Super Nintendo.

Engenheiro criador do Super Nintendo, morre aos 78 anos

Aposentado desde 2004, Uemura ainda produziu games clássicos, como Ice Climber, Clu Clu Land, além de alguns jogos esportivos.

“O professor Masayuki Uemura, professor visitante da Faculdade de Artes e Ciências da Imagem da Universidade Ritsumeikan, que foi um dos fundadores deste Centro e seu primeiro diretor, faleceu em 6 de dezembro de 2021. Ele tinha 78 anos. Oramos sinceramente pela alma do falecido e gostaríamos de comunicá-los”, escreveu o comunicado que anunciou o falecimento.

“Gostaríamos de expressar nossa sincera gratidão não apenas pelo desenvolvimento do Centro de Estudos de Videogames da Universidade Ritsumeikan, mas também por fazer uma grande contribuição para o desenvolvimento da indústria de jogos, lançando uma série de videogames”, complementa a nota.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES