Maternidade de Teresina é a 1ª entre as públicas do Brasil, diz Rede Cegonha

A maternidade obteve nota 10 nos índices de avaliação e acolhimento com classificação de risco, contato pele a pele entre mãe e bebê e direito ao acompanhante na maternidade

Maternidade do Satélite | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Maternidade Municipal do Satélite, na zona leste de Teresina, conquistou o primeiro lugar entre as maternidades públicas, segundo avaliação nacional realizada pelo programa Rede Cegonha, do Ministério da Saúde.

A maternidade obteve nota 10 nos índices de avaliação e acolhimento com classificação de risco, contato pele a pele entre mãe e bebê e direito ao acompanhante na maternidade.

A Rede Cegonha é um programa do Ministério da Saúde instituído em 2011. A Prefeitura aderiu ao programa em 2013 para garantir atendimento qualificado às gestantes e à criança, com a realização de todos os exames necessários e atendimento humanizado.

Um dos principais objetivos desta política é a redução da mortalidade materna e neonatal, além de realizar investimentos em obras de melhoria da infraestrutura das maternidades públicas.

A Prefeitura de Teresina possui uma rede de quatro maternidades, uma em cada região da cidade, assim distribuídas: Satélite, na zona leste; Dirceu Arcoverde, zona sudeste; Promorar, zona sul; e no Buenos Aires, na zona norte, sendo que esta última está passando por uma grande reforma.
A melhoria na assistência materno-infantil também aparece nas estatísticas de atendimento. De janeiro a setembro deste ano, foram realizados 1.129 partos, 300 a mais que a quantidade realizada no mesmo período do ano passado.

Só este ano, já foram realizados mais de 1.500 testes do pezinho e da orelinha. Desde o mês passado, as maternidades do município também passaram a realizar o teste do coraçãozinho, melhorando a precisão no diagnóstico precoce de possíveis complicações na saúde do bebê.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES