Maternidade Dona Evangelina Rosa passa por melhorias

O projeto engloba ainda a implantação de seis leitos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) continua em processo de reestruturação, com mudanças significativas no ambiente e na forma de trabalhar dos colaboradores. Já foram realizadas reformas na central de telefonia, na sala de gestão de pessoas, na farmácia, no posto de enfermagem da Ala B, na sala da CIPA, na lavanderia e estacionamento, implantação de assessoria jurídica e contratação de 11 policiais militares para realizar a segurança interna e externa da Maternidade.

O projeto engloba ainda a implantação de seis leitos para a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), criação da coordenação geral de apoio, supervisões de gerenciamento de resíduos hospitalares, de hotelaria, de compras, de orçamento, de segurança patrimonial, de transporte, de expediente, além de aquisição de aluguel de veículo para transportar as mães entre a maternidade e Casa da Gestante.

“Estamos trabalhando para melhorar as instalações físicas da maternidade, cujas estruturas necessitam de reparos devido ao tempo. Estamos contando com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde para fazer uma reforma ampla e geral na unidade. Esta é uma Maternidade importante e com vocação bem sólida no município de Teresina, além de ser a mais importante do Estado”, contou Major Vicente Albino Filho, diretor administrativo da MDER, que acrescenta que entre as intervenções, o projeto contempla reestruturação no centro cirúrgico e Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais, além da modernização da UTI neonatal que também será contemplada.

Segundo a enfermeira Valessa de Lima, a reestruturação dos espaços é para atender todas as necessidades para um bom atendimento para as gestantes e bebês. “Com a reestruturação já foi criada a sala de vacina no bloco cirúrgico para que o RN receba as vacinas ainda no espaço dando uma maior segurança. Os acompanhantes também ganharam uma sala para orientação, acolhimento e identificação para ficar com a paciente, que também ganhou espaços divididos para terem mais privacidade”, comenta. A enfermeira diz ainda que todas essas melhorias estão sendo alcançadas com o apoio da direção da MDER e parceria de todos os servidores.

Casa da Gestante

A Casa da Gestante foi criada para acolher, orientar, cuidar e acompanhar gestantes, puérperas e recém-nascidos de risco que necessitam de observação diária, mas não precisam permanecer no ambiente hospitalar. Funciona como um ambiente que é uma interfase entre a residência da paciente e o setor hospitalar, possibilitando assim, uma assistência para as pacientes que não estão no perfil de uma internação, mas, que precisam de monitoramento com toda assistência médica adequada com equipe multidisciplinar 24 horas.

Atualmente, o local, que é uma extensão da Maternidade Dona Evangelina Rosa (Mder) abriga 11 mulheres, sendo duas gestantes e nove puérperas. A capacidade é de 20 mulheres, sejam elas gestantes, em cuidados que não precisam de internação hospitalar, ou mulheres que tiveram filhos prematuros internados e que precisam ficar em contatos com seus bebês, bem como, ainda, as que tiverem recém-nascido na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) ou na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES