Maternidade inicia identificação de pacientes através de pulseiras

A identificação do paciente visa garantir segurança

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) iniciou, oficialmente, na última sexta-feira (1º), a identificação digitalizada de suas pacientes por meio de pulseiras. O procedimento segue as metas internacionais de segurança do paciente e visa garantir segurança a fim de que o cuidado seja prestado a pessoa para a qual se destina. A iniciativa faz parte de um processo de melhorias que vem ocorrendo na unidade.

Antes, a identificação era feita por meio de pulseiras manuscritas. A partir de agora, elas são impressas garantindo maior durabilidade e clareza dos dados. “Todas as usuárias que tiveram acesso aos serviços da MDER serão identificadas e com o nosso sistema nós proporcionamos a segurança das pacientes”, explicou a enfermeira Virginia Lopes, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da MDER.

Na identificação das parturientes consta o nome e data de nascimento e número do prontuário, para as que encontram-se internadas. Os recém-nascidos, recebem uma pulseirinha constando os identificadores da mãe, a data e a hora de nascimento, sexo e, no caso de gêmeos as mesmas informações, ainda identificando qual foi o primeiro e segundo a nascer.

Além disso, os acompanhantes serão identificados com pulseira vermelha com seu nome e o nome da paciente que acompanham. Já as mulheres que estiverem na Maternidade para consultas ou exames serão identificadas através de etiqueta.

Lopes acrescenta que essa ação é mais uma de uma série transformações que visam oferecer o melhor atendimento às pacientes e com a melhor qualidade possível. "Trata-se de uma nova etapa, dentro do Projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos, que trabalha especificamente as questões de qualidade e segurança dentro das instituições e melhoria de processos, é uma parceria do hospital alemão e o Ministério da Saúde, via Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi - SUS)", afirma. A equipe, que já atua em



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES