Maternidades deverão receber vacinas em breve

A Secretaria já iniciou a logística de distribuição para as regionais, que deve prosseguir até o final de semana.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vacina BCG, que deve ser administrada em crianças de até 4 anos, ainda não teve seu abastecimento normalizado na capital e em outros municípios do Estado. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o Ministério da Saúde enviou na última sexta (22), o quantitativo suficiente de doses da vacina BCG. Em Teresina as doses não foram encontradas. Para os demais municípios, a Secretaria já iniciou a logística de distribuição para as regionais, que deve prosseguir até o final de semana.

O Jornal MN percorreu maternidades públicas na capital para verificar a situação do desabastecimento que atinge também maternidades particulares. Segundo a Sesapi nos próximos dias a distribuição se dará imediatamente, já que técnicos da Coordenação de Imunização e Rede de Frio estão de sobreaviso para iniciar o transporte.

“Vacinas que recebemos do Ministério da Saúde são entregues imediatamente a todos os municípios, evitando assim o desabastecimento. Até a próxima quarta-feira(27), todas as salas de vacinas deverão estar abastecidas, caso o Ministério nos forneça a totalidade de vacinas”, garante o superintendente de Atenção à Saúde, Herlon Guimarães.

Crédito: José Alves Filho

O Ministério da Saúde mandou um comunicado para as secretarias de saúde em todo o país reconhecendo a falha na distribuição dos imunobiológicos, motivado pela mudança de endereço e de gestão da Central Nacional de Armazenamento e Distribuição de Insumos, além do processo logístico. Tal fato gerou reclamações de vários estados, inclusive do Piauí, com quantitativo reduzido de vacinas, como a BGC, que teve desabastecimento pontual em algumas maternidades.

 Segundo a assessoria da Maternidade Dona Evangelina Rosa, só em 2018 foram aplicadas 33071 doses de vacinas na maternidade. A estimativa leva em consideração a média de nascimentos na Dona Evangelina Rosa, que é de cerca de 200 crianças por dia. Na sexta-feira (22), o local só recebeu 40 frascos com doses de BGS e 120 de Hepatite que só deram para ser aplicadas aos bebês internados na maternidade.

Em outros postos municipais de saúde e maternidades, boa parte das doses estão comprometidas porque os pais já agendaram a vacinação. Na rede particular, dependendo da marca, a vacina custa uma média de R$ 80,00 a R$ 300 e é preciso agendar.

A Sesapi esclarece que caminhões abastecidos com as doses já se dirigem para as Regionais de São Raimundo Nonato, Oeiras, Floriano, Uruçuí e Bom Jesus. E segundo o órgão, nos próximos dias as maternidades que o estoque for restabelecido as crianças que não tenham recebido, devem ir até a unidade de saúde para receber a dose. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES