Matizes comemora uso de nome social de travestis pelo MP-PI

O ato publicado dispõe sobre uso de nome social no âmbito do MP-PI

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ato PGJ nº 563/2016, publicado na última terça-feira (29), que dispõe sobre o uso do nome social no âmbito do Ministério Público do Estado do Piauí foi bastante comemorado pelo grupo Matizes. A resolução resulta de proposição da 49ª Promotoria de Justiça de Teresina, da Cidadania e Direitos Humanos, como medida de garantia dos direitos fundamentais inerentes à cidadania e à dignidade humana.

Marinalva Santana, coordenadora do grupo Matizes, lembra que anterior a essa resolução do MPE-PI, foram publicadas várias normativas sobre o mesmo tema. Em 2009, por exemplo, foi aprovada a lei estadual nº 5916, que garante em todos os órgãos públicos que os homossexuais usem o nome pelo qual são mais conhecidos. O Estado expede inclusive uma carteira confirmando esse procedimento.

Em 2014, foi a vez da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), que aprovou resolução no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual do Piauí- CEPEX/UESPI para assegurar uso do nome social a estudantes travestis e transexuais em registros, documentos  e atos no controle acadêmico.

 No ano seguinte, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) aprovou uma resolução no mesmo sentido, atendendo a uma provocação da Comissão de Diversidade Sexual da OAB.

 Em nível municipal, existe o decreto nº 11.258/2011, que garante o direito à inclusão e uso do nome social de travestis e transexuais em todos os registros municipais relativos aos serviços públicos, a exemplo de fichas de cadastro, formulários, prontuários, registros escolares e outros documentos congêneres.

O grupo Matizes comemora a decisão do MP-PI, pois representa mais um passo na quebra de preconceitos e no fortalecimento da autoestima de travestis e transexuais do Piauí. “Possuímos uma legislação avançada. Essa iniciativa do Ministério Público é importante, assim como as que já estão em vigor no Estado. Entretanto, o desafio e dar efetividade a todas elas”, avalia Marinalva Santana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES