Matizes faz campanha para doação de sangue na capital

Integrantes do Matizes reclamam de portaria que impede a doação de sangue por homossexuais

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sábado, por volta das 11h, mais de 20 pessoas doaram sangue no Hemopi, localizado na Rua 1º de Maio, centro de Teresina. A movimentação aconteceu em razão de uma ação do Grupo Matizes, a ?Nosso Sangue Pela Igualdade?, e também por causa do Dia Mundial do Doador de Sangue.

De acordo com representantes do Grupo Matizes, desde 2010 uma portaria que impede a doação por homossexuais é para ser revista. Ela foi alterada em junho de 2011, mas a proibição vem desde a década de 90. Já para o Hemopi, é o Ministério da Saúde que deve tomar alguma atitude.

?Essa portaria é discriminatória. O Ministério da Saúde não deve perguntar como a pessoa faz sexo, e não sua orientação sexual?, enfatiza Marinalva Santana. Ainda de acordo com a militante do movimento LGBT, 77% das pessoas infectadas pelo vírus HIV é heterossexual, os outros 22% é que são gays. ?É uma portaria homofóbica, porque é uma tremenda falta de respeito conosco?, apontou Sandra Jenniffer, que é lésbica assumida.

A ação é uma homenagem aos militantes do movimento LGBT ao Dia Mundial do Doador de Sangue e, principalmente, uma reivindicação pelo direito de homens gays e bissexuais de poderem doar. A campanha conclama a sociedade para a revogação da portaria nº 1.353/2011, do Ministério da Saúde. A proibição diz respeito a homens, que tiveram relações sexuais com outros homens e/ou parceiras sexuais destes.

DOAÇÕES - 14 de junho é o dia mundial do doador de sangue. Por isso, a assessoria do órgão vê a importância da data. Já para o doador, isso também é levado em consideração: ?É muito importante, porque faço bem para mim e outras pessoas?, disse o advogado Ludmann Moura Miranda. Já para Celene Alves, que é doadora constante, todo dia é dia de doar sangue: ?Não só hoje, mas sim todos os dias?, afirma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES