Matizes levará arco-íris ao Corso de Teresina

Segundo Herbert Medeiros, Coordenador de Imprensa do Matizes, o objetivo do Grupo é chamar a atenção para a importância do respeito aos animais.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Grupo Matizes participará neste sábado do Corso, organizado pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Muncipal de Cultura Mons. Chaves. Com o tema "salve a bicharada", todos os integrantes da Arca da Diversidade estarão fantasiados de bicho.

Segundo Herbert Medeiros, Coordenador de Imprensa do Matizes, o objetivo do Grupo é chamar a atenção para a importância do respeito aos animais."A escolha do tema foi proposital. Exploramos o duplo siginificado das palavras "salve" e "bicharada", inclusive procurando ressignificar esta última - que sempre foi usada de forma pejorativa para se referir aos gays", explica o militante.

Em 2009, o Matizes participou do Corso pela primeira vez. Este ano, o número de participantes foi ampliado e o Grupo conseguiu apoios importantes para colocar sua Arca da Diversidade na rua. O Ministério da Cultura é um dos apoiadores do Matizes nessa atividade.

Além de militantes do movimento LGBT, estarão na Arca da Diversidade integrantes da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais - APIPA. Segundo Carmen Ribeiro, Coordenadora Geral do Matizes, a participação de LGBTs no Corso tem tudo a ver com a história dessa importante manifestação da cultura popular. "Sabemos que o auge do Corso se deu entre os anos 30 e 50, protagonizado por prostitutas da Paissandu que iam às ruas protestar contra a discriminação que elas sofriam. Nossa participação nos dias de hoje também tem esse sentido: dizer não ao preconceito", finaliza a Coordenadora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES