Mato e buraco em ruas dificultam mobilidade no Torquato Neto

Moradores reclamam ainda da violência no local

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os moradores do Residencial Torquato Neto e do Portal da Alegria, na zona sul da capital, reclamam das condições que o bairro vem apresentando em relação à limpeza, segurança e condições das vias de calçamento. Segundo eles, os problemas são tantos que fica difícil até mesmo caminhar pela vizinhança, já que grande parte das ruas não tem sequer calçadas e o calçamento de várias vias apresentam grandes buracos.

Ao sair de casa, com as calçadas tomadas pelo mato, os moradores precisam disputar espaço com os veículos na rua, e como se já não bastasse esse perigo diário, eles falam que assaltantes rondam o bairro em busca de vítimas a todo instante. “Quando saímos de casa aqui no bairro, várias vezes já existe alguém que fica observando da esquina, em seguida ou ela assalta o morador, ou ela rouba veículos, é bastante preocupante. Além disso tem a falta de saneamento, acúmulo de água nas vias, locais onde o mato está por toda a calçada, isso é um descaso da Prefeitura. Fora isso, temos a redução da quantidade de ônibus que circulam no bairro e a galeria que nunca se conclui”, fala Juçara Silva Barbosa, moradora do residencial há três anos.

Ela destaca ainda que em todo o seu tempo vivendo ali, ela nunca se deparou com alguém da prefeitura verificando quais os problemas que o bairro apresenta e em que ele precisa melhorar. “Nós nos sentimos desatendidos, a população já levou abaixo-assinado, mas nada de uma resposta”. Outro morador que também faz reclamações sobre a situação do local é Luciano Gomes, que mora há oito anos no Portal da Alegria. Ele comenta que, com as últimas chuvas, vários buracos apareceram nas vias de calçamento, além disso, a falta de saneamento na área faz com que a água da chuva acabe invadindo algumas casas. “Eu mesmo já tive de mudar meu portão para impedir que entre água la em casa. Já tivemos acidentes e prejuízo em veículos em várias ruas, devido a esses grandes buracos que existem nas ruas, a maioria deles apareceu com essas últimas chuvas”, fala o morador. “Na minha rua, por causa dos buracos, uma mulher caiu da moto e a gente ajudou e a levamos para o médico”, completou.

O militar Paulo Sérgio mora há 6 anos no residencial Torquato Neto. Ele comenta que a limpeza no bairro também precisa de melhorias. “Existem alguns locais com grande quantidade de mato que acabam fazendo surgir insetos inconvenientes, como mosquitos, baratas e moscas. Fora isso, alguns moradores jogam o lixo em terrenos tomados pelo mato, o que prejudica a situação do bairro e impede uma limpeza mais efetiva”, comenta Paulo Sérgio.

A nossa equipe entrou em contato com a Superintendência de Desenvolvimento Urbano da zona Sul (SDU SUL) que informou, por meio de nota, que irá encaminhar equipes para trabalhar na região tanto na questão da limpeza, como na recuperação de algumas vias onde forem detectados problemas no calçamento para ajudar na acessibilidade dos moradores. No entanto, a SDU destaca que o problema somente será solucionado com a construção de uma galeria. Segundo o superintendente da SDU Sul, Paulo Lopes, a licitação para a construção dessa galeria já se encontra em andamento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES