Matrículas nas escolas da rede pública estadual de ensino começam na segunda-feira e serão prorrogadas até março

Hélder Jacobina afirmou que as matrículas estavam programadas para o final do mês de janeiro, mas serão prorrogadas até março

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Matrículas nas escolas da rede pública estadual de ensino começam na segunda-feira e serão prorrogadas até março

O secretário estadual interino de Educação, Hélder Jacobina, informou que foi publicado edital estabelecendo que as matrículas nas escolas da rede estadual de ensino começam na segunda-feira, dia 5 de janeiro, e serão prorrogadas até março para aumentar o número de alunos e a base de pagamento do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ensino Básico e Valorização do Magistério).

Hélder Jacobina afirmou que as matrículas estavam programadas para o final do mês de janeiro, mas serão prorrogadas até março, por determinação do governador Wellington Dias, para aumentar a base do Fundeb no Piauí.

“Se a gente aumentar o número de alunos matriculados, nós vamos aumentar as receitas para a Educação no Piauí. O Fundeb aumenta e nós vamos ter mais recursos para investimentos para que a gente possa equilibrar. Hoje, 100% do Fundeb é para pagar pessoal, quando na realidade deveria deixar um percentual para ser gasto com investimentos, mas infelizmente hoje todos os recursos são gastos com pessoal e não dá para pagar todo o pessoal. Eu pego complementação do Tesouro Estadual para pagar pessoal”, afirmou.

Hélder Jacobina declarou que tem meses que o Fundeb é no valor de R$ 70 milhões e em outro mês entra R$ 48 milhões e para que seja equilibrada a receita do fundo é preciso o número de matrículas.

As 686 escolas da rede estadual de ensino têm matriculados 250 mil alunos dos ensino fundamental e médio. “A gente pode elevar mais o número de alunos. Nós temos uma evasão muito grande, queremos que o aluno fique em seu estudo e possa continuar.

"Temos quer ter um atrativo para atacar a evasão escolar”, disse Hélder Jacobina, adiantando que vai focar o ensino médio e o ensino profissionalizante.

 

Repórter: Efrém Ribeiro



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES