Maura Miranda, primeira apresentadora de TV negra do ES, morre aos 72 anos

Ela estava internada desde o mês de junho de 2023 no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra.

Maura Miranda morre aos 72 anos | TV Gazeta
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Faleceu nesta segunda-feira (3), a jornalista Maura Miranda, aos 72 anos. Ela foi a primeira apresentadora negra da história do Jornalismo no Espírito Santo. Ela estava internada desde o mês de junho de 2023 no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra. A causa da morte não foi divulgada.

Maura Miranda nasceu em Cachoeiro de Itapemirim no dia 4 de junho de 1951. Ela trabalhou na TV Gazeta em diferentes funções por 10 anos. A jornalista entrou na empresa de comunicação em 1977, atuando também como repórter. 

A jornalista participou diretamente de duas produções conhecidas e premiadas, a saber: "Os Pomeranos", que mostrou a história do povo alemão no Espírito Santo; e "Lugar de toda pobreza", sobre a vida de moradores no bairro São Pedro, em Vitória, na década de 1980.

Primeira apresentadora de TV negra do Espirito Santo | Foto: ReproduçãoHISTÓRICO

Maura Miranda também trabalhou na TV Vitória, TV Tribuna, Jornal A Tribuna, TV Educativa do Estado, Rádio Espírito Santo e na comunicação da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). Em uma entrevista inédita, Maura contou como o jornalismo havia mudado atualmente.

"[O jornal] era muito tradicional. Era uma coisa robotizada. A gente tinha que ser robô. Não podia errar. Se errar, fingia, passava batido. E a roupa era igual ao texto", disse Maura à TV Gazeta.

Questionada sobre o que achava das mudanças no jornalismo, pois estava em uma fase com maior dinâmica e um novo estilo, Maura elogiou os jornalistas e aprovou o que classificou de democracia. 

"O apresentador está na casa, ele vai para a casa do telespectador. O apresentador se aproximou e disse ao telespectador: 'eu sou igual a você'. Antes, eu achava que era um pouco de ditadura. Agora, com essa democracia, é fantástica", afirmou à TV Gazeta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES