MDS destina recurso para assistência social em Teresina

Com recursos serão instalados mais três Centros de Referência Especializados de Assistência Social

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina recebeu recursos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para a instalação de mais três Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) na cidade. Estes centros são unidades de serviços de proteção social de média complexidade, que atendem famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social.

Silvana Bacelar, gerente de proteção social especial da Secretaria Municipal do Trabalho Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS), afirma que o atendimento vai ser intensificado. ?Nosso trabalho já era realizado e atendia a grande Teresina, mas teremos nossa cobertura ampliada com mais três CREAS e ainda teremos o CREAS Pop, um centro mais voltado a população de rua?, explica.

O CREAS visando uma melhor cobertura de seus serviços realiza o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) que propõem inserção e busca ativa das pessoas com direitos violados.

A prefeitura já chamou profissionais habilitados por concurso para atuar e até dezembro eles terão uma capacitação especifica na área de atuação. Os profissionais dos CREAS trabalham para o fortalecimento dos vínculos familiares, para incluir as famílias na rede de proteção social e nos serviços públicos e para romper o ciclo de violência no interior da família.

A Secretária Municipal da Assistência Social, Graça Amorim, afirma que a situação de risco pessoal e social das famílias é minimizada com a presença desses centros e profissionais especializados. ?Casos específicos como o de trabalho infantil, dos usuários de substâncias psicoativas e de exploração sexual, precisam de atendimento personalizado e continuado. Isso é oferecido no CREAS com profissionais que atuam realizando inicialmente, a escuta qualificada e, em seguida, faz o encaminhamento para a rede de proteção social, garantindo seus direitos?, frisa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES