MEC dá novo prazo para Educacenso

MEC dá novo prazo para Educacenso

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Censo da Educa??o B?sica poder? ser respondido at? o dia 30 de setembro, segundo informa??o da coordena??o de Estat?stica da Secretaria da Educa??o e Cultura do Estado do Piau? (Seduc). De acordo com a coordenadora Fernanda Maria, a data foi prorrogada para dar nova oportunidade ?s escolas que ainda n?o informaram seus dados. Este ano, pela primeira vez, o Censo Escolar est? sendo feito pelo sistema Educacenso, que pede informa?es detalhadas sobre a escola, cada um de seus alunos e de seus professores, al?m das turmas em que eles est?o.

O Censo Escolar ? realizado com a colabora??o das secretarias estaduais e municipais de educa??o e com a participa??o de todas as escolas p?blicas e privadas do Pa?s, sendo um instrumento importante para promo??o da melhoria da qualidade na educa??o. ?Ao respond?-lo, voc? ajuda o MEC a conhecer melhor o sistema educacional, suas qualidades e defici?ncias?, disse Fernanda Maria.

O Censo Escolar coleta, todos os anos, os dados sobre a educa??o b?sica nacional. Estas informa?es servem de base para a formula??o de pol?ticas p?blicas e para distribui??o de recursos p?blicos (merenda e transporte escolar, distribui??o de livros e uniformes, implanta??o de bibliotecas, instala??o de energia el?trica, Dinheiro Direto na Escola e Fundeb, entre outros). Seus dados tamb?m s?o utilizados por outros minist?rios, como Sa?de e Esportes, por organismos internacionais, como a Unesco e o Unicef e por pesquisadores e estudantes de todo o Brasil e do mundo.

O novo censo est? sendo respondido pela internet. As escolas est?o sendo orientadas por t?cnicos treinados pelo Inep. O Educacenso foi aperfei?oado. Agora, al?m de conter dados gerais sobre a escola, s?o coletados dados espec?ficos de cada aluno, professor em reg?ncia de sala e sobre cada turma. As escolas de todo o pa?s est?o digitando seus dados, que j? podem ser visualizados pelo MEC. Por isso, o sistema disponibilizado para esse trabalho torna-se sobrecarregado e lento.

Implantado este ano, o Educacenso on-line ? um grande avan?o para a coleta de informa?es educacionais. Os pequenos problemas operacionais constituem um processo de adapta??o, tanto no que se refere ao suporte t?cnico das escolas quanto ?s mudan?as ocorridas no pr?prio censo que visa manter um cadastro ?nico e uma base de dados centralizada, possibilitando mais rapidez na atualiza??o das informa?es e tornando eficaz o acompanhamento da trajet?ria escolar do aluno, docente, entre outros.

Mais informa?es poder?o ser obtidas pela Coordena??o de Estat?stica da Seduc, atrav?s do telefone 3216 3221 ou 3216 3265.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES