MEC indica Pronatec Seduc como referência para outros Estados

São esperados técnicos das secretarias de Educação de Pernambuco

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), realizadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), estão sendo usadas pelo Ministério da Educação (MEC) como referência para outras secretarias estaduais que pretendem implantar o programa.

Segundo Adriana Moura, diretora geral do Pronatec/Seduc, pelo menos três estados diferentes já entraram em contato com a coordenação estadual para agendar visitas à Seduc, de forma que tomem conhecimento do modo como o Pronatec é operacionalizado no Piauí. São esperados técnicos das secretarias de Educação de Pernambuco, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

“O MEC está usando o Piauí como referência para o programa, pois após visita de técnicos do Ministério em novembro de 2015, eles puderam constatar o sucesso do Pronatec e querem que os outros estados possam alcançar os mesmo êxitos que nós alcançamos aqui no Piauí”, explica Adriana.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego promove a qualificação profissional voltada para a elevação da escolaridade e para a inserção no mundo do trabalho, por meio de subprogramas, ações e projetos como: bolsa formação - FIES Técnico, Brasil Profissionalizado, e -Tec  Brasil, Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

No Piauí, a Seduc iniciou as ações do Pronatec em 2012, ofertando os cursos técnicos em Enfermagem, Informática e Administração nas cidades de Teresina, Parnaíba, Picos, Oeiras e Floriano, beneficiando 880 alunos. Hoje, mais de 6.400 vagas estão disponíveis em todo o Estado, trazendo qualificação profissional aos estudantes piauienses.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES