MEC vai liberar balanço final do Sisu na tarde desta quarta-feira

Expectativa da pasta ontem era de sobra de 6.000 vagas no sistema; número deve cair

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O MEC (Ministério da Educação) vai liberar um balanço final do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) no final da tarde desta quarta (17). Devem ser divulgados números oficiais sobre vagas que sobraram no sistema, entre outros.

A expectativa do ministério, ontem (16), era que cerca de 6.000 vagas ficariam ociosas no Sisu. Elas viriam a ser ser preenchidas por novas listas de espera, preparadas por cada uma das 51 faculdades e institutos de ensino federais que integram o sistema.

No entanto, a estimativa já estava desatualizada na tarde desta quarta e deve ser ainda menor até a divulgação oficial, afirma a assessoria de imprensa do MEC.

O número equivale a aproximadamente 12,6% do total de vagas oferecidas - na primeira rodada do sistema, foram 47,9 mil.

A informação foi publicada pelo jornal Folha de São Paulo, que disse que a estimativa de vagas ociosas é de pouco mais de 10% do total.

Sete universidades participantes do Sisu foram citadas como vítimas das vagas remanescentes do Sisu, incluindo a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e a UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso).

O ministério afirma que, como as intituições ainda estão enviando listas de aprovados, várias vagas que apareciam como ociosas na noite de terça vão ser preenchidas:

- É um processo dinâmico, estamos atualizando os dados.

Unifesp

A pasta confirmou que haverá sobra de vagas na Unifesp, mas negou que sejam um terço do total ofertado.

O problema atinge cursos de pouca procura, licenciaturas (graduações que formam professores) e principalmente as vagas que valem para o segundo semestre. Nesses três casos, o número de vagas ociosas deve ser alto.

O perfil dos alunos não vai mudar com a convocação pelas listas de espera, na avaliação da pasta:

- A Fuvest e a Unicamp fazem várias chamadas e a qualidade dos estudantes que entram não diminui. Não tem por quê [acreditar nisso].



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES