Médico brasileiro comanda o 1º transplante de rim de porco para um humano

Cirurgia é vista como um marco para a medicina e representa um avanço para milhares de pessoas que aguardam por um transplante

Médico brasileiro comanda o 1º transplante de rim de porco para um humano | Foto: Reprodução/Massachusetts General Hospital
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O médico brasileiro Leonardo Riella liderou o primeiro transplante de rim de um porco geneticamente modificado para um paciente humano vivo. Essa cirurgia pioneira foi realizada em um hospital em Boston, nos Estados Unidos, onde o médico exerce sua profissão. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (21).

PRIMEIRA VEZ EM PACIENTE VIVO: Esta é a primeira vez que um transplante desse tipo foi realizado em um paciente vivo. Anteriormente, em 2021, uma equipe de Nova York conduziu um procedimento semelhante como parte de uma pesquisa, em uma pessoa que estava em estado de morte cerebral.

MARCO PARA A MEDICINA: A cirurgia realizada no Massachussets General Hospital marca um avanço significativo para a medicina e representa uma esperança renovada para milhares de pessoas que estão na fila de espera por um transplante de rim. Conforme a equipe médica, o paciente está se recuperando satisfatoriamente. 

COMO A PESQUISA FOI FEITA? A pesquisa para xenotransplante, realizada em parceria entre o hospital eGenesis, durou cinco anos. Esse tipo de transplante, que envolve a implantação de órgãos de animais em humanos, tem sido estudado por décadas devido à semelhança entre os órgãos suínos e humanos. O principal desafio era a possível rejeição pelo sistema imunológico, o qual foi abordado ao longo da pesquisa.

Durante o processo, os genes suínos prejudiciais foram removidos e genes humanos foram adicionados. Os cientistas também desativaram retrovírus endógenos suínos no doador para eliminar o risco de infecção. Após cinco anos de pesquisa e testes em macacos, a versão modificada foi aprovada pelo FDA para implantação em humanos. 

COMO A CIRURGIA FOI FEITA? Após a aprovação pelo FDA, os médicos realizaram o transplante do rim do porco no último sábado (16) em Boston. A cirurgia durou cerca de três horas e os médicos consideram o resultado promissor. O paciente permanece internado, mas sem complicações até o momento, com expectativa de alta nos próximos dias. Caso a recuperação seja bem-sucedida, esse procedimento pode trazer esperança para aqueles que aguardam por um transplante de rim. O médico brasileiro destacou a importância do procedimento com o uso de um rim de porco geneticamente editado. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES